Seja a atividade que for, o que não falta é intensidade. Tem sido assim os treinamentos da Assoeva/Unisc/ALM que a partir da reapresentação na segunda-feira, 12, só pensa é na estreia da Liga Futsal 2018. Pudera pois queira ou não, o vice-campeão de 2017 tem seu primeiro compromisso confirmado para domingo, 18, partir das 11h, contra o Minas, em Belo Horizonte.

Roni Müller

Muita intensidade nos treinos da Assoeva antes da estreia na LNF. Foto: Roni Müller

A Liga Futsal começa na sexta-feira, 16, com a estreia de clubes de ao menos quatros estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo a Assoeva vai estrear na LNF contra o Minas. Em 2016 empatou na capital mineira, 0 a 0. Em 2017, em Venâncio Aires, a Assoeva venceu por 4 a 1.

Na atividade de ontem à tarde, o técnico Fernando de Paula Malafaia exigiu muita movimentação dos quartetos compostos na segunda parte do treinamento. É ataque contra defesa, é conclusão precisa em gol, é movimentação e raciocínio rápido na saída de bola além da marcação na quadra de ataque. “Não abram mão da posse de bola, independente dos quartetos”, exaltou o técnico para os atletas que estavam em quadra. Estes foram apenas alguns dos quesitos exigidos pelo comandante.

Para quem estava aguardando ser chamado, a atenção foi total para qualquer frase ou orientação vinda da comissão técnica.

Mesmo com a composição dos quartetos visíveis nas atividades, Malafaia considera que é possível toda e qualquer mudança, até por se tratar do começo da competição.

Grupo completo

Na semana que antecede a largada da Liga Futsal, a Assoeva passa a trabalhar com o grupo ‘completo’. Agora a única ausência é Zico que está em fase final de recuperação após a cirurgia no joelho. A novidade no treino de ontem foi o ala esquerdo Rafael Batata. O camisa 10 da Assoeva se apresentou após um período de três meses jogando nos EUA.

“Foi um acerto que tive lá nas tratativas da minha contratação no mês de dezembro de 2017. Coloquei a situação ao técnico Malafaia que concordou. Já havia um interesse anterior por parte da Assoeva na metade de 2017 mas na oportunidade não tive a liberação do Cascavel, clube em que defendia. No final do ano voltamos a conversar e o acerto foi imediato”, destaca o ala.

Rafael deve ter sua situação regularizada ainda nesta semana e se tiver condições, fica à disposição do técnico. “Agora meu foco é somente a Assoeva. Podem esperar muito empenho”, disse o jogador que tem como características o bom passe e o chute preciso e potente de canhota.

Destaque

Desde 2013 a Assoeva não perde um jogo de estreia na Liga Futsal. De lá pra cá são duas vitórias – uma em casa e outra fora – e mais três empates. Em 2017 a estreia foi justamente contra o Minas, no Poliesportivo. A Assoeva venceu, 4 a 1.