O Pato está em plena ascensão no cenário do futsal brasileiro. Em 2016, a equipe subiu de divisão estadual. Um ano depois veio o título do Campeonato Paranaense Chave Ouro. Ainda em 2017, pela primeira vez na história, a equipe representou a cidade de Pato Branco na LNF, a maior competição de futsal do país, terminando na 11ª colocação.

Para a atual temporada, 11 jogadores foram contratados, entre eles, o artilheiro da última edição da LNF: Well (ex-Intelli). Ele marcou 15 gols em 17 jogos na Liga Nacional de Futsal 2017. O Pato também anunciou os seguintes reforços: Djony e Thomáz Hulk (Goleiros), Dudu e Alemão (Fixos), Levy, Caio, Jotinha e Henrique Dí Maria (Alas), além dos pivôs Keko e Hernandes.

João Pedro Rizello

Well, contratado nessa temporada, já atuou pelo Pato em amistoso contra o Cascavel. Foto: João Pedro Rizello

A equipe é liderada pelo treinador Sérgio Lacerda, que apresenta um histórico vencedor. Sergio Lacerda ingressou no futsal em 1976. Como jogador esteve em clubes vitoriosos como a Enxuta (RS), Sadia (SC), Perdigão (SC) e também passou pelo futsal da Espanha. Como treinador, são mais de 15 anos. Já atuou em clubes como a Cortiana, Tapejara, Atlântico, Florianópolis e Jaraguá.  Agora, assim como no final da última temporada, a missão está com a equipe do Pato Futsal.

A estreia da equipe na LNF 2018 ocorre em 17 de março, às 19h, contra a Intelli. O duelo será realizado no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (PR). Os jogadores Danilo Baron, Neguinho e Robério, três dos destaques da equipe no último ano, estão confirmados para a estreia.

Sobre a cidade de Pato Branco

Município brasileiro localizado no sudoeste do Paraná e 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná. A cidade se destaca como um centro de serviços com ênfase nos setores da saúde e da educação. A partir de 1996, Pato Branco buscou variar sua economia através de incentivos fiscais a empresas dos setores de informática e eletroeletrônico, o que resultou na criação de um pequeno centro tecnológico industrial. A agricultura também representa uma importante fatia na economia do município. A existência de uma instituição federal de ensino superior, a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná enfatiza o caráter de “centro provedor de serviços” regional de Pato Branco.