O Brasil está na final do futsal masculino nos Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina. A decisão é histórica, afinal, esta é a primeira vez em que a modalidade está no programa olímpico. Por isso, na próxima quinta-feira, às 13h, os garotos brasileiros querem fazer história. Porém, apesar de ter pela frente um adversário conhecido – e goleado pelo Brasil na primeira fase -, o discurso é de cautela para buscar o tão sonhado ouro.

FIFA

Seleção Brasileira parte em busca de ouro inédito no futsal. Foto: FIFA

Logo na segunda rodada do Grupo B, o Brasil aplicou um inapelável 6 a 1 sobre a Rússia, rival da final. Porém, desde então, o time europeu se recuperou e fez quatro vitórias para lutar pelo ouro. Na semifinal, venceu o Egito por 3 a 1 e garantiu a vaga na decisão.

Por isso, logo depois de bater a Argentina, os garotos brasileiros preferiram a cautela como aliada para projetar à final. Ainda no calor da vitória por 3 a 2 sobre os donos da casa, Wesley, camisa 10 do Brasil, ressaltou que a final deve ser diferente do duelo na fase de grupo contra os russos.  “Sabemos que tem um monte de brasileiros que estão torcendo por nós e isso é um incentivo. Será uma dificuldade diferente, não é mais a estreia, é a final, vale o ouro, então será um grande jogo”, comentou Wesley.

Se na semifinal a equipe brasileira oscilou e demonstrou irregularidades ao longo do jogo – sofreu o empate depois de estar vencendo por 2 a 0, o foco deve ser reajustado para que na decisão isso não aconteça – é isso que Wesley espera.

“Acho que a gente tem que acertar a cabeça, em alguns momentos a gente se deixa levar pela emoção e sofre no jogo, então é preciso controlar isso para organizar”, destacou.

Divulgação

Brasileiros chegam à decisão com 100% de aproveitamento. Foto: Divulgação

O companheiro Yuri também tem a mesma visão. Para ele, a partida da próxima quinta-feira tem características diferentes e, para isso, será preciso “esquecer” a goleada e manter o mesmo ritmo para buscar o ouro. “(A goleada) Não significa nada, cada jogo é um jogo, vamos enfrentar eles do mesmo jeito que enfrentamos na fase de grupo. Isso não aumenta nada (favoritismo), chegamos aqui para buscar o ouro e já estamos com o ouro ou a prata, mas queremos o ouro e vamos buscar”, disse.

A campanha do Brasil para chegar à final segue 100%, agora com cinco vitórias: Rússia, Irã, Costa Rica, Ilhas Salomão e Argentina. Os russos, por sua vez, somam quatros vitórias (Costa Rica, Ilhas Salomão, Irã e Egito) e uma derrota – exatamente para o Brasil.