Divulgação APF

Seleção Brasileira levantou o troféu de campeão sul-americano. Foto: Divulgação APF

O Brasil conquistou, neste domingo, a Liga Sul-Americana de Futsal, torneio que reúne jogos das seleções sub-19 e adulta. Depois de vencer a Argentina nas duas categorias neste sábado, o time canarinho precisava apenas de um empate em uma das duas partidas deste domingo para levantar o caneco. A conquista veio já no primeiro jogo. Com uma vitória de virada por 4 a 3 no sub-19, os brasileiros sacramentaram o título antes mesmo do jogo de fundo. No duelo que fechou a competição, os argentinos triunfaram por 4 a 1, apenas cumprindo tabela.

Criada pela Conmebol em caráter experimental, a Liga Sul-Americana começou em 2017, reunindo todos os 10 países filiados do continente, divididos em dois módulos. O Brasil venceu o Zonal Norte, enquanto a Argentina faturou o Zonal Sul. Por falta de datas, a final entre brasileiros e argentinos aconteceu apenas neste fim de semana. Pelo regulamento do torneio, quem somasse mais pontos nos quatro jogos derradeiros ficaria com o título. As partidas da final foram realizadas em Assunção.

Virada emocionante

Precisando vencer para seguir com chances de título, a Argentina foi toda para cima no primeiro tempo da partida sub-19. Aos quatro minutos, Pablo Pintos abriu o placar para a equipe argentina. Aos 13, Cristian Demito ampliou para os hermanos. O Brasil só foi diminuir aos 18, gol de Leozinho: 2 a 1, placar da etapa.

Divulgação APF

Brasil e Argentina travaram grande duelo também na categoria sub-19. Foto: Divulgação APF

O domínio argentino continuou na primeira metade do segundo tempo. Aos oito, Mateo Flores aproveitou jogada de contra-ataque e marcou o terceiro gol, contando com um desvio na defesa brasileira. A partir de então, o Brasil acordou no jogo e descontou aos 12, com Lucas Gomes.

A dois minutos do fim, a seleção canarinho conseguiu o empate. Matheus foi o autor do gol que já dava ao Brasil o título antecipado da Liga Sul-Americana. Para fechar com chave de ouro, Lucas Gomes marcou mais um na sequência, virando para 4 a 3. Festa brasileira em Assunção.

Derrota no último jogo

No último dos quatro jogos da série decisiva deu Argentina. A seleção principal dos hermanos bateu o Brasil por 4 a 1, conquistando seus três únicos pontos na decisão. Os gols da equipe albiceleste foram marcados por: Constantino Vaporaki (dois), Andrés Santos e Lucas. Sol Sales descontou para o Brasil.

Divulgação APF

Sol Sales marcou o último gol da Seleção Brasileira na conquista do Sul-Americano. Foto: Divulgação APF