O FutsalPlanet divulgou a lista dos candidatos ao prêmio de melhor jogador de futsal do mundo em 2018. Um dos mais tradicionais portais da modalidade tem por objetivo relacionar também os melhores goleiros, treinadores, jogadores jovens da atualidade, equipes e seleções destaques.  A premiação conta com a parceria da Umbro e da FIFA.

Mauricio Moreira

Craque da LNF, Danilo Baron concorre ao posto melhor jogador do mundo. Pato está entre os candidatos a melhor time do mundo. Foto: Mauricio Moreira

Entre os 10 candidatos para melhor jogador de futsal do mundo em 2018, quatro deles são brasileiros e dois disputam a Liga Nacional de Futsal: Danilo Baron (Pato) e Leandro Lino (Magnus). Os brasileiros Gadeia, que joga no Inter Movistar, da Espanha, e Douglas Júnior, do Kairat, do Cazaquistão, também concorrem ao prêmio. A lista conta com o astro português Ricardinho, eleito nos últimos quatro anos o melhor jogador de futsal do mundo.

As revelações da temporada concorrem ao prêmio de melhor Jogador Jovem do Mundo. Três brasileiros compõem a lista: Evandro Borges (Tubarão), Guilhermão (Corinthians) e Marcel (Magnus).

Guilherme Mansueto

Marcel foi um dos melhores jogadores da LNF 2018 e concorre ao posto de melhor jogador jovem do mundo. Foto: Guilherme Mansueto

O futsal brasileiro também é representado na disputa entre o melhor goleiro do mundo. Dos 10 indicados, três são brasileiros e um atua no Brasil: Careca, do Atlântico, eleito o melhor goleiro da Liga Nacional de Futsal 2018. Guitta, do Sporting (POR) e Higuita, do Kairat, do Cazaquistão, são outros dois brasileiros na lista.

Mauricio Moreira

Eleito o melhor goleiro da LNF 2018, Careca concorre agora ao posto de melhor do mundo na posição. Foto: Mauricio Moreira

Fora das quatro linhas, os treinadores brasileiros também fizeram bonito na atual temporada. Cinco brasileiros foram indicados na disputa de melhor técnico do mundo.  Confira os candidatos brasileiros:

Sérgio Lacerda, do Pato, campeão e eleito o melhor treinador da Liga Nacional de Futsal 2018, também campeão da Taça Brasil de Clubes e da Liga Sul.

Ricardinho, do Magnus, Campeão do Torneio Intercontinental de Clubes, disputado na Tailândia.

Marquinhos Xavier, da ACBF, campeão da Libertadores da América e Vice-Campeão do Torneio Intercontinental de Clubes.

Anderson Machado (Esquerda), do Leoas da Serra, equipe do futsal feminino que conquistou a Libertadores da América na atual temporada.

Paulo Ricardo (Kaká), brasileiro e ex-treinador do Gazprom-UGRA, da Rússia, atualmente comanda o Kairat, do Cazaquistão, uma das equipes mais vitoriosas do futsal mundial.

Mauricio Moreira

Sérgio Lacerda, o melhor treinador da LNF, está concorrendo como melhor técnico do mundo. Foto: Mauricio Moreira

Os resultados coletivos também estão atrelados na premiação. Cinco equipes do futsal brasileiro concorrem ao posto de melhor time de futsal do mundo. São eles: Pato (atual campeão da LNF, da Taça Brasil e da Liga Sul), Atlântico (Vice-Campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil), Magnus (atual campeão mundial), ACBF (atual campeã da Libertadores da América) e Leoas da Serra (atual campeã da Libertadores Feminino de Futsal).

Mauricio Moreira

Finalistas da LNF 2018, Pato e Atlântico estão entre os 10 melhores clubes de futsal do mundo. Foto: Mauricio Moreira

Além dos clubes, as seleções de base e adulta do Brasil concorrem ao posto de melhor seleção do mundo. Na atual temporada, o futsal ingressou nos Jogos Olímpicos da Juventude e o primeiro campeão foi o Brasil. Confira todas as listas completas e os indicados aos melhores do mundo, AQUI.