O município de Carlos Barbosa pode comemorar mais um título e, desta vez, fora de quadra. Menos de duas semanas após a conquista da Liga Nacional de Futsal (LNF), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) que dá o título de Capital Nacional de Futsal para a cidade gaúcha.

O PL de autoria da senadora Ana Amélia Lemos havia sido aprovado na Comissão de Cultura do congresso. Em 2015, projeto passou pela Comissão de Cultura e, por último, pela Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, com a relatoria do deputado federal Jerônimo Goergen. A proposta seguirá para a sanção presidencial.

O município é a terra da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Em 39 anos de existência, o clube já conquistou 10 Campeonatos Estaduais, cinco títulos da LNF e duas Taça Brasil. Fora do país, a Laranja Mecânica da Serra também conquistou três vezes a Copa América, além de dois Mundiais reconhecidos pela FIFA.

O presidente da ACBF, Francis Berté, lembra que Carlos Barbosa conta com a disputa do Citadino de Futsal há 45 anos sem interrupções. Por isso, o dirigente garante que a conquista vai muito além da história do clube na cidade. “Nossa cidade respira futsal há mais de 4 décadas, pois este esporte aqui é mais antigo inclusive que a ACBF. Cabe lembrar que a rivalidade de duas equipes que disputavam o Citadino de Futsal é que deu origem ao clube. Outro fator preponderante é que Carlos Barbosa é a sede da agremiação mais vitoriosa do futsal nacional, o que reforça ainda mais o merecimento desta honraria”, lembrou.

Além de títulos, há também o lado social no esporte. O clube trabalha com mais de 400 jovens e crianças em suas Categorias de Base e Escolinhas de Futsal, que abrangem além de Carlos Barbosa, os municípios de Salvador do Sul e Garibaldi.

Notícia: Ulisses Castro

Imagem: Silvia Dalmás