Palco de seis jogos da Copa do Mundo 2014, o estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, já está pronto para receber o amistoso de futsal entre as seleções de Brasil x Portugal, nesta terça-feira, às 21h30. Trabalhando em ritmo intenso, a organização do evento levou menos de 12 horas para montar a quadra de 40 por 20 m no centro do gramado. Este será o segundo desafio da seleção brasileira em uma arena de futebol. No ano passado, o Brasil venceu a Argentina no Mané Garrincha, em Brasília, empurrado por 56 mil torcedores, maior público da história do futsal. A expectativa é que o confronto entre brasileiros e portugueses supere a marca.

21.09_castelão_seleção_1

– Sei que a promoção na rua está muito forte, então temos uma expectativa enorme quanto ao público. Acreditamos muito na quebra do recorde do ano passado, porque o nordestino é conhecido pelo grande engajamento em tudo o que envolve seleção brasileira. É um povo que gosta muito de esporte, então esperamos que isso se reverta em um grande público aqui na terça-feira – afirmou André Fratti, diretor de produção da TFW, empresa responsável pela organização do evento.

A estrutura de quadra montada para receber o amistoso Brasil x Portugal tem duas camadas. Por baixo, junto à grama, foi instalado um piso de plástico de 30 por 50m de medida. Chamado de easy floor, a camada serve para proteger o gramado. Logo acima foi colocado o piso da quadra, na cor azul.  Produzido à base de polipropileno, o piso é o mesmo utilizado na Liga Nacional de Futsal (LNF).

21.09_castelão_seleção_2

– No Brasil x Argentina do ano passado, no Mané Garrincha, usamos um piso de madeira, utilizado no Mundial de 2008. Agora estamos com uma estrutura diferente. De semelhante mesmo só o easy floor, que é usado aqui no Brasil para proteger gramados, tanto em eventos esportivos como nos musicais. É uma proteção para você poder colocar uma estrutura em cima – explicou André Fratti.

Ao todo, 20 operários trabalharam na montagem da quadra do Castelão – 12 na instalação do easy floor e oito na da quadra. Assim como no desafio em Brasília, não haverá presença de público no gramado. O Castelão tem capacidade para receber 63 mil torcedores nos dois níveis de cadeiras instaladas nas antigas arquibancadas.

– Não podemos colocar público no gramado por vários motivos. O primeiro é que teríamos que colocar uma proteção muito maior no gramado, o que aumentaria o custo do evento. E tem as questões que envolvem transmissão. Por mais que a lente aproxime, ela abre um pouco além da quadra, então ficaria muito poluído com público em volta – destacou o diretor de produção da TFW.
21.09_castelão_seleção_3

Notícia: Flávio Dilascio
Imagens: André Fratti/ Divulgação/ Flávio Dilascio