Ele foi anunciado como principal reforço do futsal minastenista no fim de 2015. Com Ciço, começava o projeto do Supermercados BH/Minas, que ainda receberia outros reforços importantes para a temporada 2016. O fixo, dono uma vitoriosa carreira e com passagens por clubes do Brasil, Portugal, Espanha e Irã, chegava para ser umas das referências da equipe comandada por Paulo César Cardoso. Campeão mundial com a seleção brasileira da Copa do Mundo FIFA, em 2008, Ciço, rapidamente, se destacou no Supermercados BH/Minas. Além da liderança em quadra e qualidade técnica, contribuiu muito com gols decisivos. Na temporada 2016 da Liga Nacional de Futsal (LNF), disputou 18 jogos e marcou oito gols. Em 2017, foram oito gols em 16 partidas da Liga. Com o Clube, conquistou dois títulos do Campeonato Mineiro, dois troféus do Metropolitano e participou de duas boas campanhas na Taça Brasil.

Agora, Ciço parte para a terceira temporada com a camisa 5 do Supermercados BH/Minas. Ao lado dos companheiros de equipe, ele entrou na segunda semana de treinos físicos e táticos, depois da reapresentação da equipe minastenista. Após a atividade desta segunda-feira (22/1), realizada na Arena Minas Tênis Clube, Ciço falou sobre a retomada dos treinos, nova composição do Supermercados BH/Minas e Taça Brasil, que, em 2018, deverá ser disputada entre junho e julho.

Ciço é um dos líderes da equipe comandada por Paulo César Cardoso

O início da temporada

“Faço uma análise muito positiva. Está sendo um ano diferente para a gente, uma pré-temporada diferente, porque não temos que atropelar alguns aspectos em função da Taça Brasil, que mudou as datas. Isso nos favorece um pouco, principalmente pela reformulação que está acontecendo no time. Neste ano, estamos com muitos jovens, que estão subindo das categorias de base. Temos muito trabalho a fazer, mas está sendo muito gratificante trabalhar com jovens. Eu, um tempo atrás, passei por essa mesma situação, e sei o quanto é gratificante, na idade deles, poder participar de uma Liga Nacional. E eu também sei o papel que eu tenho que desempenhar aqui dentro. Então, está sendo muito positivo. Nossos treinos estão sendo proveitosos, principalmente na parte física, porque estamos trabalhando muito com o Rodrigo (Santiago, preparador físico). Isso nos deixa em forma. Assim, vamos aguentar o ano todo”.

Equipe com jovens

“Não vejo eles ainda totalmente preparados. Mas se você for pensar bem, até nós, que somos adultos e já temos um bom tempo nesta profissão, muitas vezes não estamos preparados para muitas coisas, para certas situações. Isso vai da comissão técnica e dos mais experientes entenderem isso. Muitas vezes, temos que saber como nos posicionar e orientar. Só que eles também precisam entender que, muitas vezes, a gente não vai ter a calma suficiente para explicar. Vai ser, mais ou menos, o tom de uma dura, mas sempre construtiva. A gente está no caminho certo. Neste ano, conversando com alguns atletas, estou tendo um feedback positivo, para que a gente consiga dar um passo à frente em todas as situações. Espero que a gente, realmente, faça valer a pena, que a gente possa fazer uma Liga regular, chegar longe, porque é de suma importância para todos, principalmente para o Clube. Eles têm tudo para crescer e fazer um grande ano”.

Taça Brasil 2018

“O fato da Taça Brasil não ser logo nos primeiros meses do ano é muito importante para nós. Nosso time precisa estar muito bem posicionado dentro da quadra, todo mundo tem que jogar de uma forma orquestrada. A gente já vai ter uma rodagem. Não somos um time que consegue fazer amistosos. A gente é um time que joga pouco durante o ano. Então, não vamos chegar zerados nesta Taça Brasil, vamos chegar com a rodagem de jogos difíceis na Liga. Para a gente, é de suma importância que essa competição seja mais para frente. Os meninos já vão ter tirado o peso que é jogar no adulto, não vai ser a primeira competição deles. Então, acho que as coisas estão acontecendo a nosso favor, a situação mudou um pouco agora. Se a gente souber usar isso, principalmente o entrosamento a nosso favor, temos tudo para fazer um bom ano”.