Santa Catarina começa nesta semana a busca por um título que não vem desde 2010. Concórdia, Jaraguá, Joaçaba, Joinville e Tubarão são os representantes do estado na Liga Nacional de Futsal (LNF) e tentam retomar a força regional no esporte de quadra – foram quatro conquistas na história da competição, todas com Jaraguá, além de cinco vices.

João Lucas Cardoso

Joinville é o atual campeão da Taça Brasil. Foto: João Lucas Cardoso

Garantido na LNF, Joaçaba experimenta a competição em nível nacional pela primeira vez desde que retomou o futsal, em 2012. A equipe do Meio-Oeste ocupa a vaga da Associação Lajeado de Futsal (Alaf), do Rio Grande do Sul, que deixou o torneio na última temporada. O clube irá mandar os jogos Centro de Eventos da Unoesc e joga nesta quarta-feira, diante do Atlântico Erechim, pela primeira rodada.

Os outros times catarinenses estavam presentes na última edição, e o Tubarão tenta uma campanha melhor que em 2016, quando foi o lanterna. Os comandados do técnico Guilhermo Verfe têm uma estreia dura, contra o Corinthians, atual campeão, fora de casa. O duelo será disputado na sexta-feira.

João Lucas Cardoso

Único catarinense a ter vencido a LNF (2005, 2007, 2008 e 2010), Jaraguá do Sul tenta uma temporada mais consistente. Ano passado, a equipe parou em Sorocaba, nas oitavas de final. A estreia do time do Norte, comandado por Fio, será somente no dia 14 de abril, contra Carlos Barbosa, fora de casa.

Da mesma região, o Joinville começa o ano embalado pela conquista da Taça Brasil, neste mês, sobre o Atlântico Erechim. A meta do time de Vander Iacovino é levantar o primeiro troféu da LNF, e o início de competição será neste sábado, contra Guarapuava, fora de casa.

Vice-campeão em 2013, Concórdia é comandado por Morruga, que também trabalha na seleção brasileira. O time do Oeste na última temporada não passou da primeira fase e agora busca ir mais longe. Na estreia, o compromisso é contra o Foz do Iguaçu, sábado, em solo paranaense.