A equipe de Francisco Beltrão (PR) participa pela primeira vez da Liga Nacional de Futsal e almeja a classificação para a segunda fase

O mascote Marrequinho e OitoMeia, o jogador mais conhecido do Marreco Futsal.Das 19 equipes que disputam a Liga Nacional de Futsal (LNF 2016), apenas um é estreante. Trata-se do Cresol/Marreco Futsal, de Francisco Beltrão (PR), que nesta sexta-feira, 15, inicia sua trajetória em casa, no Ginásio Arrudão, contra o Cascavel Futsal, às 20h15, em um clássico regional. Terça-feira, 12, pelo Paranaense, a equipe beltronense venceu o mesmo Cascavel, mas fora de casa, por 2 a 0, com dois gols de Magui.

Mas quem é esse novato da LNF? O Cresol/Marreco Futsal é um time modesto, com um investimento previsto para aproximadamente R$ 1,2 milhão para toda a temporada 2016 (somando folha salarial, estrutura extra-quadra e toda a logística de viagens). Mesmo assim, a intenção é buscar a classificação para a segunda fase da competição – é preciso deixar, pelo menos, três times mais experientes para trás.

Por que Marreco?

Francisco Beltrão é um município com 86 mil habitantes, situado no Sudoeste do Paraná. A cidade tem 63 anos e, antes de ser emancipada, se chamava Vila Marrecas. Isso porque o principal rio que corta a cidade até hoje é o Rio Marrecas.

Quando o Cresol/Marreco Futsal foi criado, em 15 de novembro de 2007, a diretoria do clube quis fazer uma homenagem ao município e também à principal atividade econômica da região Sudoeste do Paraná, a avicultura. Isso se comprova facilmente, pois os principais rivais regionais do time beltronense são o Pato Branco e o Dois Vizinhos, que é chamado de Galo Futsal.

Por ser uma ave simpática, o clube confeccionou um mascote, o Marrequinho, que anima a torcida sempre nos intervalos dos jogos do Arrudão, o “Ninho do Marreco”.

Treinador

O técnico do Cresol/Marreco Futsal é Nelsinho Bavier, 45 anos, um carioca que se casou no Rio Grande do Sul e se identificou com o Paraná. Ele está no comando da equipe beltronense desde 2010. Em 2012 e 2013, ele saiu do time para treinar o Afusca, de Cachoeirinha (RS), mas voltou na metade de 2014.

Nelsinho é conhecido internacionalmente como jogador de futsal. Em 1996, na primeira edição da Liga Nacional de Futsal, ele foi campeão com o Internacional, derrotando o Vasco da Gama na final. Em 1995, ele foi o melhor jogador da Seleção Brasileira no Mundialito da Bélgica, superando nomes como Fininho e Manoel Tobias, os favoritos para essa conquista. Mas, no ano seguinte, veio a maior frustração de sua carreira: não foi convocado para o Mundial.

Como treinador, Nelsinho iniciou a carreira em 2005, com o Farroupilha (RS). Depois, comandou equipes como Santiago (RS), Ponta Grossa (PR), Três Coroas (RS) e Tubarão (SC) até chegar a Francisco Beltrão e se consolidar como um ídolo da torcida.

Títulos

De 2008 para cá, o Cresol/Marreco conquistou alguns títulos em nível estadual, como o bicampeonato da divisão A dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em 2011 e 2015, a Série Prata do Campeonato Paranaense em 2008, e a Taça Jorge Kudri (primeira fase da Série Ouro do Paranaense) em 2011. Esses resultados levaram a equipe de Francisco Beltrão a disputar duas edições da Liga Sul, em 2011, em Francisco Beltrão, e 2012, em Videira (SC). Também em 2012, o time representou o Paraná nos Jogos Abertos Brasileiros em Vitória (ES). No Paranaense, a melhor colocação foi o terceiro lugar em 2014. Mesmo assim, o Cresol/Marreco Futsal mostra arrojo e disputa a Liga Nacional pela primeira vez.

Atletas

Canhoto, prata da casa, é o camisa 10 da equipe beltronense.Atualmente o Cresol/Marreco Futsal conta com um plantel de 20 atletas, mas 11 deles já disputaram a Liga Nacional por outras equipes. Ou seja, embora seja um time novato, os atletas são experientes. Da temporada 2015, foram mantidos 9 atletas: o goleiro Nando, os fixos Magui e Neto Caraúbas, os alas Canhoto, Pábrio, Suelton, Rangel e Rafinha e o pivô Jhow.

Os outros 11 atletas vieram de diversos clubes: os goleiros Fiuza (ex-Cascavel/PR), Beccon (ex-Carlos Barbosa/RS) e Duda (ex-Pato Branco/PR), os alas Emerson (ex-Ponta Grossa), Jardel (ex-Mafra/SC), Rodriguinho (ex-Ampere), OitoMeia (ex-Jaraguá/SC), Henrique (ex-Palmas/PR) e Fabiano (ex-Realeza/PR) e os pivôs Banana (ex-Copagril/Marechal/PR) e Bolinha (ex-Tulpar/Cazaquistão).

Desses, dois foram contratados especificamente para a estreia na Liga Nacional: Bolinha e OitoMeia. O primeiro já estreou pelo Paranaense e o segundo vai vestir a camisa do Cresol/Marreco pela primeira vez contra o Cascavel Futsal, sexta, dia 15.

Dos remanescentes do ano passado, destaque para o prata da casa Cleverson Stein, o Canhoto, jogador de apenas 1,61 metro de altura, mas com muita agilidade. Ele joga no Cresol/Marreco desde 2008, só teve uma passagem por Cachoeirinha (RS) em 2012 e 2013. No ano passado, o artilheiro do time foi Suelton, mas Canhoto foi o campeão das assistências.

Notícia e Imagem: Adolfo Pegoraro/Marreco