Carina Ribeiro

Jogadores da Copagril apresentaram a faixa oficial da campanha. Foto: Carina Ribeiro

Com o objetivo de ampliar o envolvimento da comunidade com as causas sociais, a equipe Copagril está apoiando a campanha do Dia C – Dia de Cooperar 2018, promovida por 11 cooperativas do município, que envolve o incentivo à doação de sangue, roupas, calçados, leite, produtos de limpeza e higiene pessoal.

No jogo de quinta-feira (14), em casa, contra o Marreco, válido pelo Campeonato Paranaense Chave Ouro, o time de Marechal Cândido Rondon (PR) entrou em quadra carregando uma faixa com a mensagem “Seja doador de sangue” e a marca oficial do Dia de Cooperar.

Tendo como lema “Atitudes simples movem o mundo”, o Dia C é um movimento realizado anualmente por cooperativas de todo o Brasil e visa promover ações voluntárias que favoreçam a saúde, alimentação, cidadania e bem-estar das pessoas.

Em Marechal Cândido Rondon, a campanha está sendo desenvolvida pela Copagril em parceria com a Frimesa, o Sicredi, Sicoob, Cercar, Unimed, Uniprime, Cresol, Cooperlindeiros, Cooperagir e Coofamel, com apoio do Cojem, Acimacar, Associação Sangue Bom, Sesc, Saae e prefeitura.

Os donativos podem ser entregues pela população em geral nos pontos de coleta instalados nas cooperativas participantes. Os donativos serão repassados para entidades beneficentes do município.

Dia 30

Neste ano, o Dia C será no sábado dia 30 de junho, quando acontecerá um conjunto de atividades na Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon, das 09 às 17 horas. Além de ter uma central de coleta de donativos, haverá tenda da mateada e tenda da saúde (com exames para aferição de pressão arterial, testes de glicemia e cálculo de índice de massa corporal). No local ainda serão feitos cadastros de doadores de sangue e haverá apresentações culturais e atividades recreativas e esportivas gratuitas.

Doação de sangue

No Brasil, o percentual de doadores de sangue é muito baixo, enquanto a necessidade de sangue é constante, por isso a necessidade de incentivar as doações. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano haveria sangue suficiente para atender toda a população que necessita e que, em geral, são pacientes de quimioterapia, recuperação cirúrgica, acidentados e pessoas com alguma doença sanguínea. Lembre-se: a sua doação de sangue pode salvar vidas.