Reformulado. É assim que o Corinthians chega para a Liga Nacional de Futsal, após ter caído nas quartas de final no ano passado. O time não conseguiu repetir o desempenho do título de 2016 e, para a atual temporada, passou por várias modificações.

Rodrigo Coca

Elenco do Corinthians tem várias novidades para a temporada. Foto: Rodrigo Coca

Muitos jogadores deixaram o clube, como Leandro Caires, que foi para Joinville. Mas, por outro lado, reforços de peso foram contratados. O principal deles é o pivô Wilde, campeão mundial com a seleção brasileira em 2008 e 2012 e maior artilheiro da história do Barcelona, que estava atuando na República Tcheca. Além dele, o fixo Daniel e o ala Renatinho, destaques da vice-campeã Assoeva em 2017, e os alas Murilo, ex-Atlântico, e Henrique, ex-AABB-SP, chegam para fortalecer o elenco. Alguns garotos da base também foram promovidos.

– A expectativa é a melhor possível, fizemos grandes contratações, é um time muito comprometido e disciplinado. Nós temos tudo para fazer uma grande Liga. São ótimos reforços, foram jogadores mapeados por toda a comissão, acredito que tenha um conjunto muito forte e bem disciplinado, além de competitivo. Estamos trabalhando cada vez mais para representar o Corinthians da melhor forma – falou o técnico André Bié, há dois anos no comando da equipe.

Aos 36 anos, Wilde retorna ao Brasil depois de 15 temporadas atuando na Europa. Com vários títulos e centenas de gols (só na Espanha foram mais de 400) no currículo, agora ele espera repetir o sucesso que teve no exterior com a camisa do Corinthians.

Rodrigo Coca

Wilde retorna ao Brasil após 15 temporadas na Europa. Foto: Rodrigo Coca

– A vontade de voltar era muito grande, e a decisão foi a mais correta que eu poderia tomar. Estou realizado, mas sempre querendo mais. Por isso tomei a decisão de vir para o Corinthians. Para realizar o sonho de vir aqui e ganhar por esse clube. A meta é ganhar títulos. Vim para ajudar o time, sei que minha experiência vai ajudar os mais jovens. Vou prometer gols porque é o que sempre fiz na carreira, mas o principal é ganhar títulos – declarou.

Apesar dos vários reforços, a esperança também recai sobre um velho conhecido dos torcedores: o pivô Vander Carioca. Em junho ele completará 42 anos. Mas, segundo o próprio, a aposentadoria ainda está longe. E ele vê o Corinthians ainda mais forte para a próxima Liga Nacional.

– A cada ano que passa a dificuldade para emagrecer é maior (risos). Mas enquanto eu tiver esse frio na barriga antes de começar o jogo, não está na hora de parar. E eu tenho ele ainda, essa expectativa antes de começar. Nosso time mudou quase a metade para esse ano, mas ficou muito competitivo. A expectativa é de ganhar novamente no Corinthians, que é inesquecível. Vamos brigar pelo título, mesmo com a Liga mais difícil a cada ano – analisou.

E para conseguir repetir o título de 2016, Vander espera contar com um aliado que sempre faz a diferença nos jogos do Corinthians: o torcedor.

– Isso é importante demais. O Corinthians é diferente, o ginásio cheio é impressionante. A gente canta junto com eles. Me arrepio várias vezes dentro do jogo. Muitas vezes me pego pensando como estava em 2016 quando ganhamos a Liga. Isso está guardado e não vai sair nunca mais. Vamos tentar repetir – completou.

A estreia do Corinthians na competição será justamente em casa, no dia 23, contra o Pato Futsal. O primeiro jogo seria contra o Tubarão, nesta sexta, mas a pedido das duas equipes o duelo foi adiado para o dia 27.