O futsal brasileiro passa por um processo de reformulação dentro e fora de quadra. Na primeira partida após a precoce eliminação na Copa do Mundo de Futsal, que acabou sendo a pior campanha da história do Brasil em um Mundial, a seleção brasileira venceu importante duelo contra o Paraguai, por 6 a 3, na Arena Sorocaba, na manhã deste domingo.

Yuri Gomes/ Elite Comunicação

Falcão marcou seu primeiro gol na nova arena de Sorocaba. Foto: Yuri Gomes/ Elite Comunicação

Em jogo de muitas viradas no placar e com certas oscilações do time brasileiro, Jackson, Leandro Lino e Gadeia (duas vezes cada) e Falcão fizeram os gols da vitória. Mais do que o resultado positivo, a vitória mostra que o Brasil parece estar no caminho certo na reestruturação de um dos mais esporte mais populares e vencedores.

– Sempre tinha a pergunta de quando ia marcar o primeiro gol na Arena, agora não vai ter mais. A molecada tinha que assumir a responsabilidade, e eles fizeram isso hoje. Acredito que a gente tenha pulado uma etapa muito grande – disse Falcão.

A seleção brasileira volta a se encontrar no dia 20 de novembro, quando joga um torneio amistoso em Balneário Camboriú-SC, ao lado de Uruguai e Guatemala, além de outra seleção que será convidada para o evento. O técnico André Bié será o comandante da seleção e deverá divulgar a lista de convocados na próxima semana.

O jogo

A precoce eliminação na Copa do Mundo da Colômbia parece que será um peso difícil de ser tirado dos jogadores da seleção brasileira de futsal. Na primeira partida após o fracasso no Mundial, ficou claro que o processo de transição por qual passa o Brasil dentro e fora de quadra tem atrapalhado.

Dominado pelo Paraguai nos primeiros minutos do desafio internacional, disputado em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Brasil viu os adversários abrirem o placar com Vilalba, após pane no sistema defensivo brasileiro.

O gol sofrido parece ter despertado o Brasil, que passou a usar um quarteto mais jovem. Mesmo pressionando o Paraguai, a seleção empatou o confronto restando apenas três minutos para o fim do primeiro tempo, em boa triangulação que acabou com a finalização de Gadeia.

Quando parecia que o empate seria o resultado da primeira metade do jogo, Jackson soltou a bomba do meio da quadra e marcou um golaço, virando o jogo e deixando o Brasil em vantagem.

Na volta do intervalo, o Brasil tomou a virada em poucos minutos. Bernal e Salas marcaram para o Paraguai e deixaram a arena em Sorocaba em silêncio.

Yuri Gomes/ Elite Comunicação

Brasil venceu sua primeira partida após queda no Mundial. Foto: Yuri Gomes/ Elite Comunicação

Com atuação apagada de Falcão, o estreante Leandro Lino roubou a cena e foi o grande protagonista da virada brasileira na partida. Em duas boas jogadas do ataque brasileiro, o ala do Corinthians marcou duas vezes e colocou o Brasil em vantagem: 4 a 3.

O gol que tranquilizou e encaminhou a vitória do Brasil veio com uma tabela de jogadores que defendem o Orlândia. Jackson tocou para Gadeia, que marcou o segundo dele na partida e o quinto do Brasil.

Para encerrar a grande festa, coube ao craque Falcão, de pênalti, marcar seu primeiro gol na Arena Sorocaba e colocar números finais ao confronto: Brasil 6 x 3 Paraguai.