A pior campanha da história em uma Copa do Mundo e o envelhecimento da maior referência dentro de quadra, fizeram com que o sinal de alerta ascendesse na Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Ricardo Artifon

Desafio Internacional – Brasil 6×3 Paraguai. Foto: Ricardo Artifon

Aos 39 anos, Falcão deixará as quadras em breve e a lacuna deixada pelo maior jogador da história do esporte talvez nunca seja preenchida. Por isso, o próprio jogador comanda o processo de transição e reformulação da seleção nacional. O primeiro passo foi dado no último domingo, na vitória do Brasil sobre o Paraguai, por 6 a 3, no Desafio Internacional de Futsal, realizado na Arena Sorocaba, no interior paulista.

– Estou com vontade de jogar e continuar ajudando. Quando o treinador achar que não estou sendo mais útil, tentarei ajudar de outra forma. Demos um passo muito grande na partida contra o Paraguai, pulamos uma etapa importante. Fico muito feliz por ver a seleção brasileira trilhando um caminho que promete ser bom mais adiante – avaliou Falcão.

Com quatro estreantes e com um técnico interino no comando, a seleção brasileira iniciou um novo ciclo visando à disputa do próximo Mundial. Com uma nova comissão técnica e integrantes em cargos da diretoria, o grande objetivo é reconquistar patrocinadores e solucionar os problemas financeiros, que impediram a seleção de se preparar de forma adequada para a Copa do Mundo deste ano, disputada na Colômbia.

A seleção brasileira volta a se encontrar no dia 20 de novembro, quando disputa um torneio amistoso em Balneário Camboriú-SC, ao lado de Uruguai e Guatemala, além de outra seleção que será convidada para o evento. O técnico André Bié será o comandante da seleção e deverá divulgar a lista de convocados na próxima semana.