Aos 39 anos, Falcão já conquistou praticamente tudo que é possível no futsal. Para comemorar o título da LNF pela décima vez, porém, o craque precisará de algo que ainda não foi feito no Brasil, segunda-feira, contra o Corinthians: buscar uma virada na final jogando fora de casa.

Danilo Camargo

LNF2016 – Final – Magnus 2×3 Corinthians. Foto: Danilo Camargo

Em 20 edições da Liga Nacional de Futsal, principal torneio da modalidade no país, sete vezes uma equipe abriu vantagem na decisão como visitante – como o Corinthians na última segunda ao vencer o Magnus/Sorocaba por 3 a 2 no interior de São Paulo – e, em todas, acabou confirmando o título.

Curiosamente, Falcão esteve envolvido em quatro dessas sete ocasiões, mas sempre do lado do time que venceu a primeira partida da final fora de casa. Foi assim nos títulos conquistados em 1999 com o Atlético-MG, em 2007 com o Malwee/Jaraguá e em 2012 e 2013, com a Intelli/Orlândia.

O cenário de 2016 também aconteceu em 2000, quando o Vasco foi campeão após vencer o Atlético-MG por 3 a 1 na ida como visitantes; em 2003, com a Ulbra abrindo 2 a 0 em plena casa de Carlos Barbosa; e na última temporada, com o próprio Carlos Barbosa se impondo sobre Intelli/Orlândia.

É verdade que o próprio Magnus/Sorocaba já conseguiu uma virada como visitante nesta edição da LNF, na semifinal contra Copagril. Em casa, o time de Falcão perdeu por 2 a 1, mas devolveu o placar diante de um ginásio lotado no Paraná e venceu nos pênaltis.

Em decisões, Falcão também tem experiência em virada, mas em situação diferente da atual. Em 2011, com a camisa do Santos, o craque viu sua equipe ser derrotada na ida por 4 a 3 e conseguiu reverter na volta, faturando o título nos pênaltis. A reação, porém, ocorreu dentro de casa.

Em 2016, Magnus e Corinthians já viveram exatamente a mesma situação da LNF no Paulista. O time da capital venceu o rival como visitante, por 4 a 2, e, na volta, no mesmo Parque São Jorge que receberá a partida da próxima segunda, confirmou o título com goleada: 4 a 0.

Depois do triunfo em Sorocaba, o Corinthians joga por um empate na próxima segunda, às 19h45 (de Brasília) para já confirmar seu primeiro título da Liga Nacional de Futsal. O time de Falcão precisa vencer de qualquer forma para forçar um terceiro e decisivo duelo, novamente no Parque São Jorge.

Relembre como foram as finais da Liga Nacional de Futsal com vitória do visitante no jogo de ida

Danilo Camargo

LNF2016 – Final – Magnus 2×3 Corinthians

1999: Atlético-MG venceu o Rio de Janeiro/Miécimo por 5 a 3 fora de casa e confirmou o título diante de sua torcida com novo triunfo, 5 a 4.

2000: Vasco abriu vantagem de 3 a 1 como visitante contra o Atlético-MG e voltou a vencer em casa na volta, por 4 a 2.

2003: Ulbra fez 2 a 0 em Carlos Barbosa fora de casa e venceu também em seus domínios, por 5 a 3.

2007: Malwee/Jaraguá, de Falcão, atropelou o Krona/Joinville como visitante, vencendo por 6 a 1, e confirmou o título em casa: 5 a 3.

2012: Em novo duelo entre Falcão e Joinville, Intelli/Orlândia, do craque, venceu por 1 a 0 fora e foi campeão em casa com empate em 4 a 4.

2013: Intelli/Orlândia conquistou o bicampeonato vencendo Concórdia por 2 a 1 em Santa Catarina e empatando em seus domínios por 2 a 2.

2015: Carlos Barbosa fez Intelli/Orlândia provar de seu próprio veneno, abrindo 5 a 3 na casa do rival e confirmando o título no Rio Grande do Sul: 5 a 1.

2016: ?