24.07_falcao_selecaoForam oito meses de separação, mas está próximo o reencontro de Falcão com a seleção brasileira de futsal. Depois de liderar o movimento de boicote à equipe nacional por discordâncias com a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), o ala selou as pazes com a entidade na última terça-feira e se colocou à disposição do técnico Serginho Schiochet, que reassumiu o posto também na terça. O craque pode estar na lista do grupo que disputa a Copa América, no Equador, entre 23 e 30 de agosto.

– Eu não digo não à seleção brasileira. De imediato, eu me coloco totalmente à disposição. Estou com 38 anos e ainda me vejo em condições. Venho de uma lesão chata, mas é muscular, nada que seja um problema. Quando tenho uma programação de treino e jogo, consigo não me machucar e render da melhor maneira possível. Venho de um histórico positivo de títulos também, de melhor jogador e artilheiro, eu não esperava estar nessa posição aos 38 anos. Da forma que eu estava saindo não é a forma que sonhei. Quero programar uma despedida. Por enquanto eu vou deixar rolar. Fico à disposição do treinador – disse Falcão.

Eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo e bicampeão mundial, o ala se aproxima dos 40 anos esbanjando boa forma. Ele foi eleito o melhor jogador do Grand Prix em novembro do ano passado, foi o artilheiro do Brasil e foi peça fundamental para o oitavo título verde-amarelo da competição. Falcão, porém, deixa claro que não quer ser convocado apenas por currículo, e sim pelo desempenho em quadro. Por isso ele não assegura a participação no Mundial da Colômbia, em setembro de 2016.

– Sobre o Mundial do ano que vem, se o Serginho quiser me convocar, é uma coisa pessoal, porque não sei até que ponto para mim vale a pena ir ao Mundial. A não ser que eu esteja acima dos outros e esteja em condição de fazer um bom Mundial – disse Falcão.

Ao ser anunciado como técnico da seleção, Serginho afirmou que não há tempo para grandes testes tanto para a Copa América quanto para o Mundial. O mantra é correr contra o tempo na preparação. Serginho não estabeleceu ainda uma data para divulgar a primeira convocação, a da Copa América, mas afirmou já ter uma lista pronta com jogadores que atuam no exterior devido à burocracia para liberação junto aos clubes. A lista com os jogadores que atuam no Brasil ainda está sendo montado, e as chances são grandes de Falcão estar relacionado.

Notícia: Marcos Guerra
Imagem: Carla Carniel / Ag. Estado