Não existe jogo fácil na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2017. Equipes bem treinadas, jogadores de qualidade, pressão da torcida adversária e confrontos disputados até os últimos segundos. O caminho para a conquista do título da principal competição do futsal brasileiro é cheio de obstáculos. Na noite desta sexta-feira (21/7), em Joinville (SC), às 20h15, a equipe do Supermercados BH/Minas encontrará vários desafios. Comandados por Paulo César Cardoso, os jogadores minastenistas enfrentarão o Jec/Krona, em partida válida pela 12ª rodada da LNF. Um duelo importante para os planos dos mineiros na Liga, que promete ser bastante disputado.

Divulgação Minas Tênis Clube

A previsão é que a temperatura esteja na casa dos 12 graus durante o jogo

Os 13 pontos conquistados pelo Supermercados BH/Minas deixaram a equipe na 11ª posição. O Jec/Krona vive melhor fase e ocupa a vice-liderança, com 20 pontos. A fase das duas equipes não preocupa o treinador Paulo César Cardoso. Vale lembrar que, pela sétima rodada, os mineiros venceram o Magnus Futsal – Athleta, então líder da LNF, por 3 a 2. O técnico minastenista prefere se concentrar na evolução do setor defensivo da equipe, o que pode fazer a diferença em Santa Catarina. “Procuro separar as partes do jogo e analisar. Vejo ataque, contra-ataque, transição, goleiro-linha. E posso dizer que mantínhamos uma média muito alta. O que nos faltava? Era a primeira linha, mas conseguimos recuperar. Isso nos dá uma condição, uma perspectiva de um jogo muito satisfatório”, comentou.

Além de encarar a forte equipe do Jec/Krona e a pressão da torcida adversária, a equipe Supermercados BH/Minas terá de enfrentar o frio em Joinville. A previsão é que a temperatura, na hora do jogo, esteja na casa dos 12 graus. Fisioterapeuta minastenista, Felipe Pereira explicou o deve ser feito para evitar lesões. “Devemos tomar alguns cuidados com os atletas. Em temperaturas baixas, realizamos uma vasoconstrição periférica, ou seja, os vasos sanguíneos da periferia do nosso corpo ficam contraídos, para proteger os órgãos vitais. Por esse motivo, nossas extremidades, como mãos e pés, ficam frias. Os músculos e tendões também são prejudicados com a falta de sangue e redução da temperatura, o que leva a uma menor flexibilidade dos tecidos. Desta forma, o aquecimento se torna primordial para proteger os atletas. No frio, deve-se iniciar o aquecimento com movimentos curtos e leves, depois, alongamentos e, em seguida, movimentos com bola, para simular, em menor intensidade, um jogo”, explicou.
O fisioterapeuta também lembrou a importância da hidratação e da roupa dos atletas. “Outro fator que se deve levar em conta é a hidratação, pois, no clima frio, nossa percepção de sede fica reduzida, mas a necessidade de água pouco se altera. Quanto ao vestuário, é interessante o atleta utilizar um tecido fino, com a segunda pele, por exemplo, para retirar o suor da pele e manter o corpo aquecido. As luvas também são bem-vindas. Logo após o término da atividade, deve-se trocar a roupa suada por uma quente e seca, para não perder calor rapidamente”, concluiu Felipe.