Danilo Borges

Seleção Brasileira de Futsal é campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: Danilo Borges

No último dia de competições em Buenos Aires, o Brasil venceu a Rússia por 4 a 1 e conquistou a medalha de ouro na primeira participação do futsal em uma edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Os gols de Karpiuk (contra), Breno, Matheus Moura e do goleiro Françoar garantiram a primeira colocação para a seleção brasileira.

O técnico Daniel Júnior comemorou muito a vitória em Buenos Aires e disse esperar que a medalha de ouro possa ajudar ainda mais no crescimento do futsal no Brasil. “O futsal brasileiro venceu e acho que esse resultado positivo pode fazer as coisas melhorarem um pouco para todos nós. Quem nos acompanhou, desde lá no Rio de Janeiro, sabe o quanto o COB nos ajudou, no sentido de estrutura. Todos juntos, jogadores, comissão técnica, podemos ser muito melhores ainda”, disse.

Jonne Horiz

Pivô Guilhermão tenta ganhar da marcação na decisão contra a Rússia. Foto: Jonne Horiz

Invictos nos Jogos após cinco partidas, os jovens brasileiros tinham na torcida Marta, eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo. A “Rainha” não escondeu a felicidade por ver o futsal em uma edição da Olimpíada da Juventude, porém revelou nervosismo por “não poder fazer nada”. “Eu comecei no futsal e até hoje é muito importante para mim, inclusive no campo. Quando tenho que pensar rápido, sair de uma marcação. Confesso que para mim é mais difícil torcer. Nessa condição, eu não consigo fazer nada pelo time, pelo nosso país. É ótimo estar aqui acompanhando os meninos, torço muito para que o futsal cresça cada vez mais. Acredito muito na modalidade e espero que esteja nas próximas Olimpíadas”, falou Marta ainda no intervalo da final.

O Jogo

O Brasil começou tomando as redéas do jogo e criou a primeira boa chance com Wesley, que fez jogada individual pelo lado esquerdo da quadra e finalizou tirando tinta da trave. Com 1m32s, Neguinho acertou a trave e, na sequência, Karpiuk marcou um golaço contra, com 1m48s de bola rolando, ao tentar isolar a bola.

Com a vantagem no placar, o Brasil continuou tomando as ações e criando chances, porém pecando nas finalizações. A Rússia assustou aos 12 minutos, na cobrança de falta que Karpiuk bateu, mas o goleiro Françoar fez a boa defesa.

Com 14m46s, Guilhermão fez uma linda jogada pela esquerda, dando caneta no adversário, e encheu o pé, porém a bola subiu demais. Aos 19 minutos, a defesa brasileira falhou, e Fedorov teve uma chance clara, porém chutou para fora. Nos segundos finais, o goleiro Françoar teve que trabalhar duas vezes para impedir o empate russo.

Jonne Horiz

Vitória brasileira foi confirmada no segundo tempo. Foto: Jonne Horiz

Após o intervalo, com 55s, Guilhermão fez o pivô e tocou para Breno chegar batendo de canhota para ampliar a vantagem brasileira. Com 6m30s, Fedorov soltou uma bomba e obrigou o goleiro Françoar a fazer uma linda defesa.

A Rússia colocou goleiro-linha para tentar diminuir o prejuízo, mas acabou abrindo espaço para o Brasil ampliar a vantagem. Aos 8m09s, Matheus Moura pegou o rebote e finalizou da metade da quadra para ampliar para a seleção brasileira.

A seleção russa ainda diminuiu, aos 18m33s, com Samusenko. O goleiro Françoar também deixou o seu guardado para o Brasil nos segundos finais.

Relembre a caminhada do Brasil rumo ao ouro:

Fase de grupo:
Brasil 6 x 1 Rússia
Brasil 4 x 0 Irã
Brasil 6 x 2 Costa Rica

Quartas de final
Brasil 9 x 1 Ilhas Salomão

Semifinal
Argentina 2 x 3 Brasil

Final
Brasil 4 x 1 Rússia