Quando se fala que o goleiro roubou a cena em um jogo de futsal, se espera lances plásticos e defesas milagrosas. Não foi bem este o caso do goleiro da Zâmbia, Bornface Banda, na derrota da seleção africana para o Brasil por 11 a 2 pelo Grand Prix de Futsal. O goleiro protagonizou duas cenas curiosas. A primeira, as luvas usadas por ele, que diferente do tradicional no Fustal, eram de goleiro de futebol de campo. A segunda foi ter sido expulso após tocar as bolas com as mãos fora da área. Até então nada demais se não fosse um defensor de peso: o craque Falcãoque pediu ao árbitro para não expulsar Bornface após o lance. Não adiantou.

Na Zâmbia, as quadras onde treina a seleção de futsal também não são como piso tradicional e o trabalho é feito em um campo gramado. Seria esta a justificativa de Bornface por usar as luvas de futebol mesmo nos jogos oficiais? Segundo o goleiro da Zâmbia, não.

– Eu uso estas luvas porque não gosto de ficar sem luvas. Não sou acostumado com as outras, acho escorregadio. É mais confortável para mim usar este tipo de luva. Eu prefiro – explicou.

Bornface goleiro futsal zâmbia grand prix (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Bornface usa luvas de futebol, mesmo no salão (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

Faltavam 13 minutos para terminar o jogo quando Falcão recebeu um passe do campo de defesa, sozinho. Tentou aplicar um lençol em Bornface que, mesmo fora da área, colocou a mão na bola.

– Não achei que era para ele me dar um cartão vermelho. Era para me dar um cartão amarelo, mas eu fui expulso – disse após o jogo.

Mas a reação de Falcão foi a mais curiosa. Após o lance, o craque tentou convencer a arbitragem a não expulsar o goleiro. Mesmo com um pedido de peso, o árbitro aplicou o cartão vermelho em Bornface e, no lance seguinte, a Zâmbia tomou o oitavo gol.

– Se fosse um jogo pegado correria para pedir o vermelho. Mas no caso deste jogo, o adversário. Os caras viajam de longe para jogar e em um lance bobo o goleiro é expulso. Mas a arbitragem cumpriu a regra. É difícil mudar a regra por causa de uma situação – explicou Falcão.

Zâmbia e Brasil voltam à quadra nesta quinta-feira, no Centro Olímpico em Uberaba. Os africanos enfrentam o Paraguai, às 13h45, e o Brasil pega a Guatemala, às 19h15 – o SporTV transmite ao vivo. O assinante do Canal Campeão também pode conferir no SporTV Play!

Notícia: GloboEsporte.com/Felipe Santos/Uberaba, MG