No dia 14 de abril, o Cresol/Marreco venceu a Intelli, de São Sebastião do Paraíso (MG), por 4 a 2, na estreia da Liga Nacional de Futsal (LNF). Nesta partida, o goleiro Quinzinho teve uma lesão grave, um entorce no joelho, o que o tirou de quadra por 45 dias. O ideal, no momento, era fazer a cirurgia, pois havia rompido o ligamento cruzado anterior. Mas para não perder a temporada, o arqueiro passou por um tratamento fisioterápico e adiou o procedimento cirúrgico para o fim da temporada, que terminou no último sábado, dia 9, com a derrota para o Pato Futsal na final do estadual.

José Delmo Menezes Junior

José Joaquim Dutra Júnior, o Quinzinho, já renovou com o Marreco para 2018. Foto: José Delmo Menezes Junior

Na noite de segunda-feira, 11, Quinzinho passou por uma cirurgia no joelho na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. Se tudo der certo, ele volta a jogar em maio de 2018. “A cirurgia foi um sucesso, mas era um procedimento complicado, de duas horas e meia de duração. Tinha que fazer muita coisa, pois com o passar do ano, fui agravando ainda mais as lesões”, diz o goleiro, que jogou praticamente a temporada inteira no sacrifício e, mesmo assim, foi um dos destaques do Cresol/Marreco.

“Eu sentia muita dor nos jogos, não conseguia chutar a bola. E quando o jogo acabava, meu joelho ficava muito inchado, não parava de doer. Mas a gente não queria perder a temporada. Eu já passei por cirurgia como essa antes, sei como é demorado para voltar”, acrescenta.

Em alguns jogos da Liga Nacional, como em Foz do Iguaçu e em Erechim, Quinzinho inventou uma desculpa para não jogar. “Eu dizia que não estava me sentindo bem, pra desviar o assunto. Mas na verdade era o meu joelho que não parava de doer. Quando viajava no mesmo dia do jogo, era quase impossível de jogar.”

E foram sete meses nesse sacrifício até a cirurgia. “Imagina como ficou o meu joelho depois de 28 horas de viagem de ônibus até Belo Horizonte. Só com muito tempo de bolsa d´água para recuperar.”

Beccon e Gaúcho

Enquanto Quinzinho se recupera da lesão, quem briga pela titularidade no Cresol/Marreco é o remanescente Beccon e o novato Gaúcho, que veio da Assif, de Ibirubá (RS), mas no ano passado jogou a Liga Nacional pelo São José (SP). Natural de Machadinho (RS) e com 28 anos, ele já teve passagens por clubes como Guarulhos (SP), Palmeiras (SP), Pinda (SP), Atlântico de Erechim (RS) e Jaraguá (SC). No começo de 2017, teve uma rápida passagem pelo Floripa Futsal (SC).