No dia 14 de janeiro, jogadores e membros da comissão técnica do Minas se apresentavam para o início da temporada 2019. Começavam ali os treinos físicos e táticos da jovem equipe minastenista, que, após grande reformulação, passava a ser comandada por Peri Fuentes.

Depois de quase três meses de muito trabalho, o Minas se aproxima da disputa da Liga Nacional de Futsal (LNF). A estreia na principal competição brasileira da modalidade será na noite desta sexta-feira (5/4), às 20h, fora de casa, contra o Blumenau Futsal.

Orlando Bento

Vitor é um dos reforços do Minas para a temporada 2019. Foto: Orlando Bento

Para a temporada 2019, que, além da LNF, terá a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Estadual, o Minas irá contar com os reforços de Maico, Josué, Renatinho, Henrique e Vitor, quinto nome a ser anunciado pela diretoria minastenista e que trabalhou com o técnico Peri Fuentes em 2008, quando ambos defendiam o Cortiana-UCS.

O fixo de 28 anos é o jogador mais experiente do grupo e será um dos líderes da equipe na temporada. Com o Minas, ele participou, em março, da conquista do título do III Festival de Futsal Terra do Rei, em Três Pontas (MG), e dos amistosos no estado São Paulo, contra Taubaté (4 a 4) e São José (2 a 2).

Segundo o novo camisa 17 do futsal minastenista, os desafios e treinos deram entrosamento ao time para a estreia na LNF. “Eu me sinto muito confiante para a estreia lá em Blumenau. É claro que na Liga Nacional todos os jogos são bem complicados, principalmente os fora de casa. Mas, tendo em vista os amistosos que fizemos em São Paulo e o torneio em Três Pontas, que conquistamos o título, posso dizer que estamos em um bom patamar para o nível da competição. Nesse período de treinamentos, conseguimos dar entrosamento aos que chegaram. A expectativa é fazer um bom jogo lá. Se tudo der certo, começar o campeonato com uma vitória, para nos dar tranquilidade e segurança no decorrer da Liga”, disse.

Depois de três anos como técnico da equipe Sub-20 e auxiliar do time adulto, Peri Fuentes terá a primeira temporada como treinador do time principal. Para ele, o Minas irá participar de uma das mais equilibradas edições da Liga nos últimos anos. “A expectativa para a estreia é a melhor possível. Vamos enfrentar um adversário dificílimo, empatamos, no ano passado, em 4 a 4. É um adversário que tem uma intensidade altíssima, que faz valer o fator local, com imposição desde o início. Da nossa parte tem a expectativa de como a equipe vai reagir com o jogo, que vale três pontos. É a competição mais importante do ano. Na Liga não tem como escolher adversário, porque todos são qualificados. É uma das Ligas mais equilibradas dos últimos anos. A distância que os melhores times tinham das outras equipes não está tão grande. E eu também não vejo nenhuma das equipes muito abaixo das outras”, comentou.