“A última semana é de ajuste, de preparação, para que a gente possa ir e estrear bem na Taça, que é o mais importante”. Foi dessa forma que Rodrigo Santiago, preparador físico do Minas, resumiu a semana de treinos da equipe minastenista antes da estreia na Taça Brasil. No próximo domingo (5/8), às 18h15min, na cidade de Erechim (RS), o Supermercados BH/Minas enfrenta o Atlântico (RS). No Grupo E1, os mineiros ainda terão pela frente Jec/Krona (SC), Horizonte Futsal Clube (CE) e Pato Futsal (PR).

Orlando Bento

Para o preparador físico da equipe, Rodrigo Santiago, a concentração tática minimiza o desgaste físico. Foto: Orlando Bento

Na semana da viagem até o interior do Rio Grande do Sul, o Minas fará treinos mais curtos, porém respeitando a intensidade vista nas últimas atividades. Segundo o preparador físico minastenista, o planejamento dos treinos físicos e táticos foi montado com bastante antecedência. “Não tem como falar que tudo se define nesta última semana. O planejamento foi feito logo depois da parada da Liga, quando ficamos sem jogos durante 45 dias. Então, nós usamos o primeiro momento para recuperar alguns atletas. Depois, demos bastante intensidade nos trabalhos feitos aqui. Em seguida, tivemos os últimos dois jogos da Liga. Isso pode fazer falta para a Liga, mas para a Taça, nós, com esses dois jogos, percebemos o quanto precisamos melhorar e o que foi melhorado”, comentou Santiago.

Para o preparador físico, a concentração na parte tática é fundamental nos últimos treinos antes da viagem. O ajuste em setores da equipe fará com que o desgaste dos atletas seja menor. “A última semana é de ajustes, de definições daquilo que precisamos mentalizar e colocar em prática durante a competição. Nesta Taça, teremos um jogo, depois a equipe tem folga no dia seguinte. Na sequência, três jogos em três dias. Se olharmos apenas para essa primeira fase, vamos ver que ela foge de um padrão de tínhamos na Liga”, concluiu.