Leandro Lino rapidamente viu seu nome ser alvo de inúmeros comentários no Parque São Jorge. Cria do futsal corintiano, o jogador chamava a atenção pela habilidade, técnica e inteligência com a bola nos pés. O talento de Lino gerou tanta repercussão no clube que ele recebeu um convite inesperado de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians: “E aí, o que acha de fazer um teste no campo?”.

Ronaldo Santos

Leandro Lino foi eleito o Melhor Ala Direito e Revelação da LNF2016. Foto: Ronaldo Santos

– Eu estava em um dia de treino, nunca tinha visto o Andrés pelo clube e ele me perguntou se eu era o Leandro Lino. Ele me ofereceu umas coisas, mas eu só escutei, não falei nada e depois passou uma semana os dirigentes do Corinthians me chamaram pra conversar querendo que eu fizesse três meses no campo, mas minha carreira estava dando certo pelo futsal. Não pensei duas vezes e fiquei no futsal. Quando saí do Corinthians, me chamaram de mercenário, poucos sabiam que eu tinha um sonho – explica Leandro Lino.

O ano era 2016 e Leandro Lino o grande nome do Corinthians campeão brasileiro de futsal pela primeira vez. Logo após derrotar o Magnus na final, o ala se transferiu para o interior paulista para realizar um sonho de infância: jogar ao lado de Falcão.

Antes de ser parceiro de time do maior jogador de futsal de todos os tempos, Leandro Lino foi reprovado na primeira peneira que fez para jogar futsal no Corinthians. Quase jogou no rival Palmeiras, mas em 2013 retornou ao Parque São Jorge para se transformar em uma das grandes revelações do futsal brasileiro nos últimos.

– Saí do Corinthians porque tinha um sonho de jogar com o rei das quadras, o Falcão, e realizei esse sonho. Hoje posso conviver com ele lado a lado e para mim é muito importante. Conto essa história para todos: no mundial de 2012 estava na sala de casa assistindo, até arrepio em falar, o Falcão. Hoje consigo estar um pouco ao lado dele, do Tiago, Rodrigo…É um sonho que se realizou e foi uma coisa muito rápida, até eu mesmo não esperava – relembra.

“Sempre assisti o Falcão querendo ser o Falcão. O futsal só tem a crescer, espero poder ajudar nessa evolução”, comentou.

Emilio Botta

Leandro Lino deixou o Corinthians para jogar no Magnus ao lado do craque Falcão. Foto: Emilio Botta

Leandro Lino é considerado por grande parte das pessoas ligadas ao futsal um dos nomes que pode suceder Falcão. Prestes a completar 41 anos, o maior jogador de todos os tempos caminha para os últimos anos da vitoriosa carreira. E após a “Era Falcão”, como ficará o futsal brasileiro?

– Acho que se estão falando que vou ser sucessor, é sinal de que o que estou fazendo dentro de quadra é o certo. Levo isso como uma coisa construtiva para a minha carreira. Pergunto muitas coisas para o Falcão e ele me ajuda muito não só dentro de quadra, como fora de quadra. Penso em fazer o nome como Leandro Lino e não como um sucessor do Falcão. Espero criar uma história bonita no futsal como foi a dele, e na seleção brasileira também – projeta.

Guilherme Mansueto

Leandro Lino em ação com a camisa do Magnus na Liga Nacional de Futsal 2018, a maior competição do futsal brasileiro. Foto: Guilherme Mansueto

Aos 22 anos, Leandro Lino é figura presente nas convocações da seleção brasileira. O ala vem sendo preparado para ser um dos principais nomes na próxima edição da Copa do Mundo da modalidade, em 2020.

– Todos os meus sonhos estou realizando, venho focado na minha carreira para ficar aqui no Brasil, manter uma identidade muito forte, como foi a do Falcão, então pretendo ficar até o Mundial [2020]. Meu maior sonho é ganhar o Mundial e entrar para a história da seleção brasileira… – sonha a jovem promessa do futsal.