A experiência de uma vida dedicada ao futsal foi determinante para Ricardinho ser um dos protagonistas do título do Sorocaba na Liga Paulista. Aposentado desde 2016 e agora auxiliar do multicampeão Fernando Ferretti, o ex-fixo teve a confiança e liberdade do atual treinador para comandar e orientar Falcão e cia. na final contra o Corinthians, no último domingo, que deu ao Sorocaba o bicampeonato estadual.

Divulgação Magnus

Ricardinho pensa agora na LNF. Foto: Divulgação Magnus

Ricardinho esteve no primeiro título em 2014, como jogador. Em 2017, o gostinho de poder levantar novamente a taça e dar início a uma nova carreira no futsal animam o auxiliar técnico. Como jogador, ele venceu pelo Sorocaba uma Liga Paulista, Liga Nacional, Libertadores e Mundial de Clubes.

– Desde 2014 temos lutado muito e conquistado títulos. Começando no novo trabalho, tendo a confiança do Ferretti, de poder iniciar com esses caras, em um projeto como esse me deixa muito feliz. É uma honra poder estar aqui, colocar algumas ideias novas e estar em uma cidade que amo, que é Sorocaba. Conquistar o primeiro título na cidade, para quem está aqui desde o começo como eu, Falcão, Rodrigo, é sensacional. Vale muito – disse.

Danilo Camargo

Ricardinho foi campeão da Liga Nacional pelo Magnus em 2014. Foto: Danilo Camargo

O convite de Fernando Ferreti para ser auxiliar foi inesperado para Ricardinho, que sequer planejava a aposentadoria das quadras. Porém, o desejo de ser treinador futuramente e poder “estagiar” com um dos técnicos mais vencedores do futsal mundial pesaram na hora da escolha de passar a atuar na beira da quadra.

– Sempre gostei de tática, minha vida foi dentro de uma quadra. Estava me preparando para isso, mas as coisas aconteceram muito rápido. Tive o convite do Ferretti e estamos fazendo um grande trabalho também no sub-20, ao lado de Douglas Pierrotti, técnico do time. Estar com esses caras no dia a dia e implantar ideias novas está sendo muito prazeroso. Acho que estou no caminho certo para poder chegar a ser um treinador de alto nível, como tenho o desejo de ser – explica.

Com Ricardinho e cia., o Sorocaba busca agora uma vaga na semifinal da Liga Nacional de Futsal. O adversário das quartas será a Assoeva, com primeiro confronto marcado para a próxima quinta-feira, às 20h, em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.