Até hoje, nos jogos entre Assoeva e Corinthians, o artilheiro é Simi (hoje no Magnus) com quatro gols. Bruninho e Thiaguinho, com dois gols cada, são os artilheiros da Assoeva contra o Timão. Valdin é o único jogador que marcou um gol pelas duas equipes. O camisa 31 da equipe de Venâncio Aires, que marcou o gol da vitória contra o Joinville, destaca a importância da classificação e o momento único do clube.

Divulgação Assoeva

Valdin, experiência e qualidade em quadra. Foto: Divulgação Assoeva

Valdin já marcou oito gols pela Assoeva na Liga Futsal 2016. No Estadual Série Ouro ele balançou a rede dez vezes. O craque concedeu entrevista na tarde de ontem e comentou ‘na preliminar’, as inúmeras dificuldades que a Assoeva terá pela frente principalmente no jogo de volta, dia 25, no Parque São Jorge. “Jogar contra o Corinthians, dentro do Parque São Jorge, e contra a torcida que conheço, será uma parada duríssima pra gente. Por isso que fazer o dever de casa na ida será fundamental”, disse o atleta.

Folha do Mate: Pelas estatísticas, a Assoeva venceu o Corinthians no primeiro confronto oficial. Depois foram duas goleadas do Timão, além de um 0 a 0. Foram três anos sem a Assoeva vencer e sequer marcar um gol. Depois disso se criou um certo equilíbrio entre ambas as equipes. A Assoeva, sempre que jogou contra o clube paulista, no Poliesportivo, não sabe ainda o que é perder. Tem como manter essa escrita no domingo?

Valdin: Sem duvida jogar em casa com esse retrospecto é ponto positivo para nós. Temos que aproveitar nosso momento e fazer valer o fator casa.

FM: A Assoeva contará com o apoio do torcedor no domingo. Sem sombra de dúvidas será o maior público de 2016. Como enfrentar esse Corinthians?

Valdin: Da mesma forma que enfrentamos a Krona no último jogo, com a mesma pegada e a confiança que adquirimos nesse confronto. Com o torcedor do nosso lado, será um incentivo a mais e tanto.

FM: Quais os cuidados primordiais que a Assoeva necessita para driblar essa ansiedade de disputar uma semifinal, jogar diante do seu torcedor que quer ver seu time ganhar?

Valdin: Depois desse último jogo, nossa equipe já tirou um peso enorme das costas que é estar entre os quatro melhores do Brasil. A ansiedade vai existir até quando começar o jogo. Dentro de casa temos que pressionar o adversário o tempo todo e ditar nosso ritmo porque a vitória nos dará uma tranquilidade maior para o segundo jogo. Além disso jogamos a responsabilidade maior para o adversário.

FM: O Corinthians sempre chega mas ‘para’ na semifinal. Acreditas que a equipe paulista terá cuidados redobrados em agora tentar a vaga diante da Assoeva? O favoritismo maior ‘pende’ para o lado do clube paulista?

Valdin: Sem dúvidas eles vão ter esse cuidado sim, ate por que nós ganhamos na primeira fase deles. Eles são os favoritos por ter a vantagem de decidir em casa e jogar contra aquela torcida que conheço muito bem é difícil. Se fizermos o dever de casa e vencer, tudo vira a nosso favor. Neste caso o peso de sempre cair fora nessa fase pode nos ajudar.

FM: Com a vinda de Valdin para Venâncio Aires em 2016, sentimento digamos de ‘dever cumprido’ ao menos na Liga Futsal em levar a Assoeva até uma semifinal?

Valdin: Dever cumprido não. Meu objetivo maior é sempre ganhar e isso não tem preço, seja ele qual for o título. Sem dúvida a Assoeva passa por um momento todo especial que leva o nome de Venâncio Aires ao topo do futsal por estar entre os quatro do Brasil e isso pode melhorar ainda mais.

FM: Daqui pra frente, o que mais o torcedor pode esperar da Assoeva na atual temporada?

Valdin: Vontade, garra, determinação e muita luta não vai faltar. As vezes as coisas não acontecem como queremos por que temos um Deus que dita nossas vidas e é tudo no tempo dele.

Assoeva ainda não perdeu para o Corinthians dentro do Poli

Quando foi mesmo que a Assoeva estreou na Liga Futsal? Foi na temporada 2010. Por tão somente dois pontos a equipe de Venâncio Aires deixou de alcançar a classificação no G12. Ficou em 19º lugar com 25 pontos (o Florianópolis, com 27, fechou o grupo de classificados). Desde 2010 que Assoeva e Corinthians vem se enfrentando na competição nacional. Foram até agora nove jogos. A Assoeva venceu três vezes. Foram dois empates. O Corinthians tem quatro vitórias. Nos 33 gols marcados, 14 foram da Assoeva e 19 do clube paulista. Em Venâncio Aires foram quatro os jogos até agora. A Assoeva não sabe o que é perder em seus domínios para o clube paulista.

Roni Müller

Em casa, Assoeva acredita na sua força. Foto: Roni Müller

Qual foi oficialmente o primeiro jogo da Assoeva em casa na Liga Futsal? Foi contra o próprio Corinthians, dia 17 de abril de 2010. No Poliesportivo, a equipe da Capital do Chimarrão venceu por 2 a 0 (gols de Marcos Adriano e Xoxo).

Na temporada seguinte, novamente houve um único confronto. Foi em São Paulo, a exemplo de 2014. Em 2013, Assoeva e Corinthians voltaram a se enfrentar no Poliesportivo. Jogo ficou no 0 a 0. Um ano depois, em São Paulo, o Timão fez 3 a 1.

Na temporada 2015, Assoeva e Corinthians tiveram três confrontos. Na primeira fase, em Venâncio Aires, o resultado final foi de 1 a 1. As duas equipes voltaram a se enfrentar na segunda fase que teve duas chaves de sete equipes. No primeiro turno, a Assoeva venceu em casa por 5 a 3. Em São Paulo perdeu por 3 a 2. As duas equipes, dentro da chave, avançaram de fase ao lado do Brasil Kirin e da ACBF.

Em 2016, o único confronto até agora foi em São Paulo. Dia 8 de julho, Corinthians e Assoeva jogaram no ginásio Parque São Jorge com portões fechados. A Assoeva venceu por 3 a 2.