A temporada 2018 está sendo especial para o ala William, do Supermercados BH/Minas. Revelado nas categorias de base do Minas, o camisa 8 defende as cores do Clube há nove anos. Em 2018, teve grandes atuações na Taça Brasil e na Liga Nacional de Futsal (LNF), competição que terminou para a equipe minastenista nas quartas de final. Foi também em 2018 que William balançou a rede em muitas oportunidades. Na LNF, marcou 12 gols, terminando a competição como vice artilheiro do Supermercados BH/Minas, atrás apenas do também ala Zequinha, que liderou a estatística com 13 tentos.

Agora, ele e o Supermercados BH/Minas se preparam para o Campeonato Estadual, que será disputado em Uberlândia (MG), entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Durante os treinos, William foi convocado para defender a seleção brasileira adulta no Zonal Norte da Liga Sul-Americana de Futsal, que será disputado no Rio de Janeiro (RJ), entre 11 e 16 de dezembro. A tabela de jogos ainda será divulgada pela Conmebol. “Esta foi a minha primeira convocação para a seleção principal. Eu já tinha sido convocado para a Sub-20… eu acho que fiz um bom ano, juntamente com a equipe. 2018 foi o ano em que eu consegui fazer mais gols na Liga, tive esse destaque individual. Então, acho que a convocação veio como uma consequência. Fico feliz e me sinto honrado com essa oportunidade”, disse o camisa 8.

William acredita que a responsabilidade aumenta dentro de quadra após a primeira convocação para a seleção principal, mas isso não representa um problema para o ala. “Não só pela convocação, mas também pelo ano que eu fiz. Então, a tendência é estar sempre melhorando, evoluindo. Vou fazer de tudo para que ano que vem eu esteja melhor do que este ano. É claro que a convocação aumenta mais a responsabilidade, mas a meta para o ano que vem é fazer mais do que fiz neste ano, para, como consequência, ser mais lembrado para a seleção”, concluiu.

Para a seleção brasileira adulta foram convocados o goleiro Henrique (Carlos Barbosa); os fixos Rodrigo (Magnus) e Nenê; os alas William (Supermercados BH/Minas), Marcel (Magnus), Renatinho (Corinthians) e Daniel (Corinthians); e os pivôs Wilde (SP), Douglas (SP) e Matheus.

Orlando Bento

William é convocado para a Seleção. Foto: Orlando Bento

Sub-20 também joga… e com o minastenista Luís

Além do Brasil, disputam o Zonal Norte as seleções de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Criada em 2017 pela Conmebol, a Liga Sul-americana é dividida em zona norte e zona sul. As etapas são disputadas pelas equipes adulta e Sub-20 de cada país, e a classificação é feita a partir do acúmulo de pontos de cada categoria. O campeão do Zonal Norte enfrenta, na busca pelo título, o Paraguai, campeão do Zonal Sul. A equipe Sub-20 também tem um minastenista entre os convocados. Luís, que faz parte do time Sub-20 do Minas e do Supermercados BH/Minas, irá vestir a camisa verde e amarela.

Fazem parte da seleção brasileira Sub-20 os goleiros Obina (Corinthians) e Kelvin (Magnus); os fixos Luís (Supermercados BH/Minas) e Lucas Gomes (Magnus); os alas Leozinho (Magnus), Evandro (Tubarão), Torres (Jaraguá) e Ricardinho (Magnus); e os pivôs Higor (Corinthians) e Alisson (Magnus).