Corria o mês de janeiro quando o telefone de Gian Wolverine tocou. Do outro lado da linha estava Adelio Demeterko, presidente do Foz Cataratas Futsal. Sem clube desde outubro de 2016, o super-herói das quadras não hesitou em aceitar o convite para atuar numa equipe até então desconhecida e que se preparava para disputar a Liga Nacional de Futsal pela primeira vez. Nove meses depois, Wolverine, de 32 anos, conta as horas para disputar uma semifinal de LNF. Neste sábado, às 21h, Foz Cataratas e Joinville fazem o primeiro duelo da semi. A partida será às 21h, em Francisco Beltrão (PR), com transmissão ao vivo do SporTV.

– Quando cheguei aqui no início do ano, fiz um discurso para os jogadores falando que o nosso objetivo nessa primeira participação na Liga tinha que ser chegar entre os oito primeiros. Fizemos história, eliminamos o Carlos Barbosa e estamos aqui para jogar uma semifinal. Somos um grupo muito unido e focado nos objetivos. Acho que isso tudo tem contribuído para a nossa campanha – disse Gian.

Ricardo Artifon

Gian em ação pela seleção brasileira em 2015. Foto: Ricardo Artifon

Terceiro goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2016, na Colômbia, Wolverine começou a ganhar destaque em 2013, quando atuava pelo Concórdia. As ótimas atuações individuais no inédito vice-campeonato da LNF daquele ano o levaram a ser contratado pelo Orlândia em 2014. Do clube paulista, o goleiro mudou-se para Carlos Barbosa em 2015. Pela ACBF, Gian atingiu o auge em 2015, quando conquistou a Liga Nacional pela primeira vez.

– Depois do título da Liga Nacional de 2015, recebi uma proposta muito boa para voltar para o Orlândia e aceitei. Só que, a partir do segundo semestre do ano passado, o clube entrou em dificuldades financeiras e ficou uma indefinição sobre a continuidade do projeto (o Orlândia acabou reduzindo drasticamente o seu orçamento a partir de 2017, mudando-se para São Sebastião do Paraíso-MG). Com isso, fiquei sem atuar de outubro de 2016 (quando o Orlândia foi eliminado da LNF) a janeiro deste ano. Foi um período muito difícil, porque a minha mulher estava grávida e eu ser ter certeza sobre o meu futuro – contou.

Yuri Gomes

Gian Wolverine é o destaque do Foz Cataratas. Foto: Yuri Gomes

Gian Wolverine adaptou-se rapidamente a Foz do Iguaçu (PR), atingindo o status de ídolo em alguns meses. Facilmente reconhecido nas ruas, o goleiro costuma ser parado constantemente em locais públicos, principalmente por crianças.

– Vira e mexe chega uma criança e fala para o pai: “Olha lá o Wolverine. Vamos tirar foto ele”. Eu me divirito bastante com isso. Às vezes me pedem até para fazer a garra do super-herói- revelou.

Batizado de Giancarlo Ramos Rodolpho, o goleiro natural de Londrina (PR) ganhou o apelido em 2013 no Concórdia. O autor da alcunha é o narrador do SporTV, Daniel Pereira, que começou a chamar o atleta de Wolverine durante as transmissões.

– Acabou que virou uma marca (risos). Os clubes quando me contratam anunciam logo que estão trazendo o Wolverine para criar ações de marketing em cima disso. Me identifico muito com a garra do personagem, sou um cara que luta muito em quadra – frisou.

Márcio Damião

Goleiro teve passagem marcante pelo Carlos Barbosa em 2015. Foto: Márcio Damião

Sobre a estilosa barba, mantida desde 2011, o goleiro do Foz Cataratas tem uma revelação a fazer:

– Quando tem jogo importante pela TV eu costumo dar uma aparada, um trato no visual. Tenho que aparecer bem para as pessoas, né? – concluiu.

Além de Foz Cataratas x Joinville, a semifinal da LNF terá Marreco x Assoeva. O primeiro jogo entre paranaenses e gaúchos acontece neste domingo, às 14h, com transmissão ao vivo do SporTV.