Foram quase dois meses longe da Serra Gaúcha. Nesse período, o Carlos Barbosa passou por cinco jogos seguidos fora das imediações do Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, somando três vitórias e dois empates. No retorno para casa, nesta segunda-feira, o melhor visitante da Liga Nacional de Futsal mostrou que mantém o alto grau de periculosidade também em seus domínios. No clássico movimentado diante do Atlântico Erechim, pela penúltima rodada da primeira fase, melhor para os anfitriões, que venceram de virada por 6 a 4. Confira AQUI os gols da partida.

O resultado contra o arquirrival mantém a invencibilidade na temporada e devolve a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) para a liderança do grupo B da LNF, com 31 pontos. Já são nove vitórias no campeonato, quatro jogando em casa e cinco como visitante, incluindo o triunfo sobre o próprio Atlântico, na estreia da competição. O desempenho dentro e fora da Serra Gaúcha é uma das razões que justificam a melhor campanha da liga até o momento.

Pelo lado do Atlântico, a equipe retorna para Erechim estacionada na quarta colocação do grupo, com 20 pontos. Apesar da classificação praticamente garantida para as oitavas, a derrota para o arquirrival também quebra uma sequência de quatro jogos de invencibilidade da equipe. Foram três vitórias e um empate nos últimos duelos, com destaque para o triunfo de 3 a 1 sobre o Cascavel, atual vice-líder do grupo B, na rodada anterior.

Ulisses Castro

Dener deixou o dele na vitória da ACBF sobre o Atlântico. Foto: Ulisses Castro

Pausa para a Copa do Mundo

Esse foi o último jogo da LNF antes da paralisação para a Copa do Mundo de Futsal, que acontece a partir do dia 12 de setembro, na Lituânia. O Carlos Barbosa, aliás, não contou com o pivô Rocha, que se apresentou hoje à seleção brasileira junto aos outros 15 convocados pelo técnico Marquinhos Xavier. Os clubes retornam para as quadras apenas na primeira semana de outubro, pela última rodada da primeira fase, quando a Laranja Mecânica receberá o Marreco, enquanto a equipe de Erechim jogará em casa diante do Assoeva.

 

Futsal nas Olimpíadas?

Apesar de pedidos de diversas personalidades do futebol e da bola pesada, o futsal jamais foi incluído no programa olímpico. Pensando isso, a LNF promoveu uma ação neste final de semana, na qual os jogadores entraram em quadra com uma camiseta em prol da inclusão da modalidade nas Olimpíadas.

Ulisses Castro

Atletas de ACBF e Atlântico entraram com camisetas em prol da campanha do Futsal nas Olimpíadas. Foto: Ulisses Castro

O jogo

Com as vagas praticamente garantidas para as oitavas de final, Carlos Barbosa e Atlântico poderiam protagonizar um duelo sem muitos riscos, mas não demorou para se ver outro cenário em quadra. Com menos de dois minutos do primeiro tempo, Suelton passou pela defesa dos donos da casa em jogada rápida pela esquerda para tocar na saída do goleiro Pedro Bianchini, abrindo o placar para o time de Erechim. Foi o quinto gol do ala na competição.

Depois do cartão de visita do rival, o Carlos Barbosa empilhou chances contra a meta adversária. Jhow, Richard, Pedro Rei e Dener tentaram ameaçar a defesa, sem sucesso. A saída viria do banco de reversas. Keko, aos 13 minutos, aproveitou a rebatida do goleiro João Paulo para empatar o jogo. Fernando, em dois tiros livres, virou e ampliou a vantagem a quatro minutos do fim da primeira etapa.

O segundo tempo sintetizou a campanha do pentacampeão nacional na atual temporada. Volume de jogo, controle das ações e pressão na saída de bola para facilitar o erro do adversário. Foi assim que, aos três minutos, Richard roubou a bola e entregou para Dener tocar com maestria para o fundo do gol. Depois, foi a vez de Richard ser agraciado com a assistência de Biel para apenas empurrar para as redes.

Lucas, em chute de média distância, diminuiu o placar para o Atlântico, mas Richard, em noite inspirada, deu mais uma assistência, desta vez para Pedro Carioca, que ampliou o placar dois minutos depois. Jé ainda aproveitou o vacilo da defesa para reduzir a desvantagem, e Antoniazzi acertou belo chute de média distância para encostar no placar. Ainda assim, não foi suficiente. Final 6 a 4 e invencibilidade mantida para a Laranja Mecânica, pelo menos até outubro.