Vinte anos de idade, iniciados em uma terra que exala a paixão pelo futsal, e um 2019 com muitas emoções, marcado pela conquista de títulos com a camisa do Corinthians, mas também por um susto no final da temporada. É com toda essa bagagem, seja histórica ou recente, que o ala Joãozinho desembarca em Dracena como um dos reforços para 2020.

O ala chegou ao Corinthians no meio da temporada 2018 e, no ano passado, ajudou o time a levantar uma série de taças. Uma delas foi a conquista do Mundial Sub-20. Tanto no Paulista quanto na Liga Paulista de Futsal (LPF), os garotos do sub-20 foram os protagonistas das campanhas e levaram a equipe da capital a esses títulos. E Joãozinho estava lá.

Intelli Tempersul Divulgação

Ala Joãozinho reforço do Intelli Tempersul. Foto: Intelli Tempersul Divulgação

Porém, terminados esses compromissos, o ala acertou sua saída do Corinthians e passou a analisar outras propostas. Até então, a apontada como mais interessante veio de Criciúma (SC), onde uma nova equipe de futsal estava sendo montada.

O ala aceitou o convite e organizou tudo para sua ida para lá. Entretanto, como contou Joãozinho, faltando poucos dias para os trabalhos começarem, algumas questões impediram o início do novo projeto, e o atleta ficou sem time e muito preocupado.

– Foi um grande susto, sim. Pois, como a gente sabia, a maioria das equipes já estava com seus elencos montados, e seria difícil buscar algo. Foi aí que surgiu essa oportunidade de vir para o Intelli Tempersul, o que me deixou muito feliz, pois estamos falando da possibilidade de jogar uma Liga Nacional.

Diante de tudo isso, o atleta vê a oportunidade recebida com alívio e como uma grande oportunidade para dar sequência ao bom ano vivido no Timão. Mesmo feliz com a chance, Joãozinho destaca que é necessário trabalhar, uma vez que prevê que o Intelli Tempersul não terá vida fácil no decorrer do ano.

– Jogar uma Liga Nacional é uma novidade para muitos aqui. Mas vejo que todos estão se esforçando muito, em todos os sentidos. Não será fácil. Não é fácil jogar de igual para igual com as principais equipes da Liga, sabemos disso, e não adianta mentir, como costumo dizer. Mas vamos em busca. Primeiramente, vamos tentar a classificação para a próxima fase, e as metas vão aumentando depois.

 

Trajetória do ala

Joãozinho é natural de Maringá (PR), mas cresceu em Douradina, a cerca de 180km de onde nasceu e cidade vizinha ao município de Umuarama, terra apaixonada pelo futsal.

– Até mais do que pelo campo – como comentou o ala.

Em 2017, aos 17 anos, Joãozinho se profissionalizou no Umuarama, após se destacar por competições das categorias menores por Maringá. No meio da temporada de 2018, veio a chance de se transferir para o Corinthians.

 

Estreias do Intelli Tempersul

A estreia oficial do Intelli Tempersul na temporada está marcada para o próximo dia 20, quando começa a caminhada na Copa LPF, diante do São Bernardo, fora de casa. A estreia na Liga Nacional está prevista para o dia 27, em casa, contra o Cascavel.