Conmebol

Depois de eliminar o Brasil, Argentina bateu os donos da casa na final. Foto: Conmebol

A seleção argentina é a nova campeã da CONMEBOL Copa América 2022. A equipe comandada por Matías Lucuix venceu o Paraguai por 1 a 0 na final, que foi disputada neste domingo na SND Arena, em Assunção.

Sem saber de derrotas, a Argentina é a melhor equipe do torneio, terminou em segundo lugar no Grupo B com 10 unidades – apenas um empate com a Albirroja –, nas semifinais venceu o Brasil nos pênaltis e na final venceu a equipe da casa, em um grande jogo.

O ambiente no SND foi ideal, com lotação a 80% e com o incentivo dos dois adeptos, criaram um clima espetacular, digno de uma final.

As ações da partida começaram muito estudadas, com as duas equipes sem arriscar muito, mas foi a Argentina que teve opções mais claras para abrir o placar.

A velocidade era a premissa e o espaço era escasso, até que Alan Brandi o criou aos 18′ e com a mão direita acertou o primeiro e único gol do disputado jogo.

O Paraguai, no segundo tempo, tomou a iniciativa e foi o time que dominou, porém, não conseguiu superar a sólida defesa do time argentino.

A 5′ do fim, o capitão Juan Salas vestiu a camisola de guarda-redes e juntou-se ao ataque da Albirroja que criou muitas oportunidades que acabaram por se revelar infrutíferas.

O jogo terminou no campo da Albiceleste, que resistiu heroicamente à investida do Paraguai e mais uma vez subiu ao topo do continente.

– Brasil no pódio –

O Brasil ocupou o terceiro lugar no torneio, após vencer a Colômbia por 4 a 0 na partida preliminar.

Gols: Carlos Gularte (14′); Bruno Ramos (17′) e Joa Alves (31′)

Por sua vez, o Uruguai venceu a Venezuela nos pênaltis e avançou para a quinta etapa do torneio.

Gols: (URU) Alejandro Fortuna (2′) / (VEN) Alfredo Vidal (39′)