Nos últimos dez dias, os goleiros do Supermercados BH/Minas viveram uma experiência diferente durante os treinos da equipe. Na preparação para a Taça Brasil 2017, que será disputada entre os dias 12 e 18 de março, em Francisco Beltrão, no interior do Paraná, os arqueiros minastenistas contaram com um importante auxílio nas atividades em quadra. A preparação para a competição mais tradicional do futsal brasileiro teve a presença de Ivan Gomes da Silva. O treinador de goleiros e ex-comandante do São José compartilhou conhecimentos com jogadores e comissão técnica e ainda ajudou a equipe mineira a ficar mais forte na busca pelo terceiro título da Taça Brasil.

Divulgação Minas

Goleiros do Minas e Ivan Gomes, que participou da pré-temporada. Foto: Divulgação Minas

Ivan tem 38 anos e começou no esporte bem jovem. Aos 10, já atuava como goleiro de futsal. Sete anos mais tarde veio a primeira experiência como treinador de goleiros. Nesse período, conciliou a carreira de treinador de goleiros com a de jogador. Foi profissional até os 25 anos, quando optou por focar na carreira de treinador de goleiros de futsal. A primeira experiência foi no São Caetano. Depois, passou por Horizontina, no Rio Grande do Sul, e voltou ao futsal paulista para trabalhar no São José. Por lá, foi novamente treinador de goleiros e auxiliar-técnico. Em 2010, aceitou o convite para comandar a equipe e permaneceu como técnico até 2015.

Durante os anos como treinador, Ivan conheceu Paulo César Cardoso, técnico do Supermercados BH/Minas, e os jogadores Ciço e Caio, ambos da equipe minastenista. Assim, apareceu o convite para trabalhar com os goleiros do Supermercados BH/Minas por dez dias. “Eu conhecia o Paulinho (Cardoso), porque a gente se enfrentou algumas vezes. Sempre tivemos muito respeito pelo outro. Por meio do Caio e do Ciço, que são jogadores daqui que eu conheço, me fizeram o convite. Foi uma grande oportunidade para eu conhecer o Minas, conhecer a estrutura que todos falavam bem, mas que eu ainda não tinha visto. Para mim, está sendo um grande aprendizado em relação a tudo. Como eu também sou treinador de futsal, foi uma grande experiência para mim poder acompanhar o Paulinho. Não tenho nem como agradecer ao Paulinho pelo convite, por ter aberto os treinos, por permitir que eu participasse de tudo o que acontecia. Para mim, foi grande aprendizado”, disse Ivan.

Divulgação Minas

Ivan Gomes ficou por dez dias na preparação do Minas para a temporada. Foto: Divulgação Minas

O treinador de goleiros e ex-técnico do São José conta como foi o planejamento para o período de trabalho no Clube. “Foi programado para que eu ficasse dez dias. Os goleiros sempre fazem um trabalho antes dos treinos da equipe. Então, a gente procura trabalhar um pouco de tudo que a posição exige. São situações de jogo, velocidade de reação. Enfim, apurar a parte técnica. Acho que foi muito proveitoso para eles, muito proveitoso para mim também. Com cada goleiro, com cada experiência, você sempre vai aprendendo novas coisas. Depois, eu acompanhava todo o procedimento de treinamento do Paulinho (Cardoso, técnico do Supermercados BH/Minas), com a equipe, com toda a comissão técnica”.

Paulo César Cardoso, treinador minastenista, falou sobre a diferença do trabalho que Ivan fez com os goleiros. “Eu tenho uma consideração muito grande, principalmente pelo fato dele ser técnico além de treinador de goleiros. Ele trabalhou no São José, fez trabalhos excelentes. Primeiro, foram nossas trocas de informações, de desenvolvimento. Isso foi fantástico. Quanto aos atletas, é uma outra forma de trabalhar. Nós, aqui, trabalhamos mais com uma forma que exige o sentido do jogo. Ele trabalha mais a técnica dos goleiros. Então, é uma mescla. Para os goleiros mais jovens, foi muito importante”, disse.

Ivan falou sobre o retorno que teve dos goleiros do time. Além disso, confessa estar ansioso para ver o Supermercados BH/Minas na temporada 2017 do futsal brasileiro. “Foi um retorno muito positivo. Eu pude acrescentar alguma coisa no jogo dos goleiros, com quem eu trabalhei diretamente. Como eu sempre venho falando, foi uma troca muito grande, porque eu aprendi muitas coisas, até porque o Bianchini é um goleiro mais experiente. Mas, ao mesmo tempo, o Supermercados BH/Minas tem jovens de muito potencial. Para 2017, parece que eu estou mais ansioso do que eles aqui. Eles juntaram bons jogadores para a disputa da Taça Brasil. No ano passado, na Liga Nacional, acabaram perdendo para uma grande equipe, que era a ADC/Intelli, um time favorito ao título. Eu vejo o Supermercados BH/Minas com grandes chances na Taça Brasil, pelo trabalho do Paulinho e da comissão técnica, pelas condições que o Clube oferece, pelos jogadores que estão na equipe. Tem tudo para ser um grande ano”, concluiu.