O Brasil se prepara para a estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de futsal. O time comandado por Marquinhos Xavier estreia no torneio no sábado, e corre contra o tempo para deixar a seleção pronta para a competição de tiro curto e que dá quatro vagas para o Mundial – duas por grupo –. Para o fixo Rodrigo, o mundo mudou, e o Brasil não entra com o mesmo favoritismo, como em outros tempos.

Ricardo Artifon

Rodrigo, o fixo artilheiro, também é um dos convocados para as Eliminatórias Sul-Americanas. Foto: Ricardo Artifon

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. O atleta considera a chave complicada e acredita que a equipe brasileira terá dificuldades para conseguir uma das duas vagas do grupo.

– Temos tudo para fazer uma grande eliminatória. Pensamento e foco total na classificação, depois a gente vê se vai ser campeão das Eliminatórias, o foco é a classificação. Estamos preparados para isso, temos ótimos valores individuais, e queremos fazer grandes jogos – comenta.

Mas Rodrigo não estará sozinho. Na seleção, ele terá a companhia de outros dois atletas que conhece muito bem. Leandro Lino e Leozinho são alas do Sorocaba e também foram convocados para as Eliminatórias.

– Muito importante ter jogadores que se conhecem. No momento de dificuldade, o Marquinhos pode usar um quarteto quase pronto. Mas todos são grandes jogadores e a gente se adapta a qualquer situação. Quem ganha com isso é Sorocaba, que tem uma comissão técnica de Seleção, e jogadores de seleção e a visibilidade aumenta para Sorocaba – afirma Rodrigo.

Aos 35 anos, Rodrigo diz que teve apenas dez dias de férias e precisa estar pronto quando os jogos começarem. O jogador se diz empolgado, até porque as Eliminatórias serão no Brasil, em Carlos Barbosa-RS, onde passou bom tempo da carreira.

– Estarei jogando na minha segunda casa. Joguei sete anos no Carlos Barboza e já tem sete anos que estou em Sorocaba, vai ser uma grande eliminatória. Fico muito feliz de representar Sorocaba e a seleção.

As eliminatórias acontecem entre os dias 1º e 8 de fevereiro, no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa-RS, ginásio utilizado pelo Carlos Barbosa. O Brasil começa a defender o título e a busca por uma vaga no Mundial contra a Colômbia, no dia 1º de fevereiro, às 20h.

Confira os convocados para as Eliminatórias

Goleiros: Guitta (Sporting-POR) e Roncaglio (Benfica-POR) e Djony (Pato Futsal-PR)

Fixos: Rodrigo (Sorocaba-SP) e Marlon (Inter Movistar-ESP).

Alas: Leandro Lino (Sorocaba-SP), Gadeia (Inter Movistar-ESP), Leozinho (Sorocaba-SP), Bruno (Joinville-SC), Arthur (Barcelona-ESP), Daniel Japonês (Barcelona-ESP), Dyego (Barcelona-ESP).

Pivôs: Pito (Inter Movistar-ESP), Fits (Benfica-POR) e Rocha (Sporting-POR).