O Magnus prepara a retomada dos treinos de olho no início da temporada da Liga Nacional de Futsal (LNF), marcada para começar no dia 21 de agosto. O clube desenvolveu um protocolo de segurança e aguarda a prefeitura de Votorantim, cidade escolhida para retornar aos treinos, aprovar e autorizar as atividades do time.

A principal mudança do protocolo desenvolvido pelo Magnus com os elaborados pelo futebol, por exemplo, é a não realização de testes para identificar a presença da Covid-19. Segundo o presidente do clube, Fellipe Drommond, os testes não garantem e não avalizam a segurança e o risco de contágio. Em vez disso, cada pessoa envolvida no dia a dia do clube precisa responder um questionário que analisa possíveis sintomas que possam afastar imediatamente o suspeito de ter a doença das atividades dos demais profissionais.

– A Liga Futsal foi confirmada para o dia 21 de agosto, então a gente tem uma previsão de data de início, com a expectativa de que possamos ter o início dos treinamentos presenciais no máximo a partir da próxima semana e no dia 30. Esperamos que na segunda-feira, dia 27, a gente já possa começar os treinamentos presenciais para voltar o contato atleta com bola. Aí acreditamos que temos uns 20 dias para que os atletas atinjam boa parte da sua forma física para que a gente retorne a ligar nacional em plena forma – disse o presidente do Magnus, que complementou:

Divulgação Prefeitura Votorantin

Ginásio Altos de Votorantim deverá ser a casa do Sorocaba Futsal durante a pandemia. Foto: Divulgação Prefeitura Votorantin

– O protocolo do Magnus não prevê os testes. Em diversas conversas com o departamento médico, nós chegamos à conclusão de que os testes não garantem e não avalizam nada. A gente acredita que com teste ou sem teste, o que nós necessitamos é de uma segurança do atleta da não transmissão. Quaisquer sintomas, se o atleta tiver qualquer mínimo de sintoma, ele automaticamente está afastado. Os atletas diariamente respondem um questionário e ele é avaliado pela comissão técnica. A gente entende que o teste em si, até por uma causa social, não faz sentido para o atleta de alto rendimento. Primeiro porque ele não está na zona de risco. Segundo porque estão faltando testes para a maioria da população brasileira que está na zona de risco e não consegue realizar os testes. A gente vai tirar teste de quem precisa fazer teste? O nosso protocolo do Magnus é extremamente contrário a realização de teste sem necessidade.

Com a Arena Sorocaba servindo de hospital de campanha, o Sorocaba deve treinar na vizinha Votorantim por questões de logística visando o menor deslocamento possível para a maioria dos jogadores. Na última semana, o São Bento foi autorizado para voltar aos treinos em Sorocaba.

– A gente não conta com a Arena Sorocaba. Nós sabemos que a Arena hoje é um hospital de campanha e está trabalhando por uma causa maior que é o atendimento a toda região da Metrópole Sorocabana e nós estamos buscando o plano B, um plano C, não sei, mas tudo caminha para que a gente jogue e treine em Votorantim. Conversamos com o prefeito de Votorantim, com a Secretaria de Esportes de Votorantim, a própria Secretaria de Esportes de Sorocaba, que também nós não queremos perder essa proximidade dos nossos fãs, dos torcedores. Votorantim está muito próxima de Sorocaba e muito provavelmente a equipe treine e jogue no ginásio de Votorantim até que a Arena Sorocaba possa ser liberada para nós voltarmos a nossa casa – disse o presidente do clube

Divulgação Prefeitura Sorocaba

Arena Sorocaba é utilizada como hospital de campanha

O Magnus entrou em quadra apenas duas vezes para jogos oficiais na atual temporada, ambos contra o River Plate em um torneio amistoso. Além da Liga Nacional de Futsal, o time tem no calendário o Campeonato Paulista. Os Jogos Regionais e o Mundial de Clubes foram cancelados e seguem sem previsão de nova data.

Confira o elenco Magnus para temporada 2020:

Goleiros: Caio, Kelvin e Lucas Oliveira

Fixos: Lucas Gomes, Rodrigo, Marinho e Gleidson

Alas: Danilo Baron, Leozinho, Pedrinho, Leandro Lino, Kevin, Pett e Ricardinho

Pivôs: Charuto, Israel e Alisson