FIFA

Vem da Ásia as duas últimas vagas para o Mundial. Foto: FIFA

Com 22 das 24 vagas para a Copa do Mundo já preenchidas, apenas quatro das seleções asiáticas ainda podem aspirar a participar do evento decisivo do futsal em setembro. O Iraque enfrenta a Tailândia, enquanto o Vietnã enfrenta o Líbano. Os vencedores dos dois play-offs, que decorrerão em duas mãos, nos dias 20 e 25 de maio, avançam para as finais mundiais.

As duas seleções triunfantes irão completar a lista de eliminatórias asiáticas e se juntar ao Japão, IR Irã e Uzbequistão, que foram nomeados pela AFC para representar a confederação com base em seu histórico no recente Campeonato AFC de Futsal, após o cancelamento da edição de 2020.

Os jogos

Iraque-Tailândia

Vietnã-Líbano

O contexto

Se vencessem a Tailândia, anfitriã da Copa do Mundo de 2012, o Iraque faria sua primeira aparição no cenário mundial de futsal.

No entanto, os tailandeses têm sido uma das seleções mais fortes e consistentes da Ásia nos últimos anos, com três partidas em Copas do Mundo já em seu nome, mesmo que ainda não tenham passado da fase de grupos. A nível continental, a equipa foi duas vezes vice-campeã no Campeonato Asiático de Futsal (em 2008 e 2012) e sublinhou o seu estatuto de favorita para este jogo com uma vitória recente por 1-0 num amigável sobre os Emirados Árabes Unidos.

Por sua vez, o Líbano também estaria participando de sua primeira Copa do Mundo se vencesse o Vietnã, que estreou no evento na última edição da Colômbia em 2016. Lá os asiáticos do sudeste impressionaram ao chegar às oitavas de final, onde estiveram amplamente derrotado por eventuais finalistas da Rússia. O Vietnã terá, portanto, o objetivo de justificar seu faturamento como firme favorito para esta eliminatória e fazer uma aparição consecutiva no evento global.

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 começa no dia 12 de setembro, com a final marcada para 3 de outubro em Klaipeda.