Roni Muller

Assoeva terá que buscar a classificação fora de casa. Foto: Roni Muller

No começo da noite desta quarta-feira, 14, a Assoeva escreveu mais um capítulo em ternos de disputa do clube em jogos pela Copa do Brasil de Futsal. Até então, em quatro compromissos, equipe tinha um empate e três derrotas. Depois da estreia contra o Dois Vizinhos, do Paraná, o representante gaúcho no torneio nacional agora acumula mais um revés. Na derrota por 3 a 1, a Assoeva segue na busca pela primeira vitória na competição. E somente com os três pontos no jogo de volta, este marcado para o dia 26, no Paraná, a equipe de Venâncio seguirá na briga pela vaga. Agora terá que vencer o Dois Vizinhos no tempo normal para forçar o período extra. Se persistir o empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Em termos de posse de bola e automaticamente volume de jogo, a Assoeva não tem o que reclamar no duelo, muito menos de defesas incríveis do goleiro adversário. A Assoeva teve sim dificuldades para escapar da forte marcação exercida pelo Dois Vizinhos que jogou de forma cautelosa. O clube paranaense venceu por dois gols de diferença e só não fez mais porque o goleiro Deividi salvou em algumas investidas de contra-ataque.

Tudo parecia que daria certo para a Assoeva. No primeiro tempo mandou no jogo. Abriu o marcador aos 17min após uma troca de passes na frente da área do Dois Vizinhos. A bola sobrou para Marcelo Giba, na esquerda, que mandou o chute no ângulo.

Logo a um minuto do segundo tempo, após um erro na saída de jogo por parte da Assoeva, Gugu Flores achou espaço para o chute rasteiro que balançou a rede, 1 a 1.

As duas equipes foram levando o jogo e lá nos dois minutos finais é que tudo se definiu. Gugu Flores ficou de frente para Deividi que garantiu a defesa. Na cobrança de escanteio, bola de pé em pé do Dois Vizinhos que sobrou para Gugu Flores mandar para a rede, 2 a 1. Prontamente a Assoeva ingressou com Mateus Torres na função de goleiro linha. Após um bate rebate dentro da área, Nenem Ribeiro chutou a bola para frente. Antes mesmo que a bola entrasse na área da Assoeva, jogadores do Dois Vizinhos já comemoravam a marcação do terceiro gol.

A Assoeva atuou com Deividi, Boni, Valdin, Saraiva e Vini Scola. Entraram Marcelo Giba, Darici, Torres, Keké, Viana, Vagner Manica e Rafinha.

Em cinco jogos na Copa do Brasil a Assoeva tem um empate e quatro derrotas. Marcou oito gols e sofreu 14.

Primeira vez

A Assoeva estreou em 2018 na Copa do Brasil. Dia 16 de junho enfrenteou o Joinville, no Poliesportivo. O adversário catarinense venceu por 3 a 2 com gols de Willian (goleiro), Bruno Iacovino e Lucas Machado. A Assoeva marcou com Deivão e Caio Júnior.

O jogo de volta foi dia 23 de junho, em Santa Catarina. O Joinville fez 3 a 1 com gols de Thiaguinho (duas vezes) e Gabriel Penézio. Boni marcou em favor da equipe de Venâncio Aires.

Segunda vez

Em 2019 a Assoeva enfrentou na primeira fase o Marreco, de Francsico Beltrão, Paraná. No dia 22 de abril, no Poliesportivo, em Venâncio Aires, Assoeva e Marreco empatarm em 2 a 2. Igor Carioca e Boni marcaram pela Assoeva. Max e Sinoê fizeram os gols do Marreco.

O jogo de volta foi disputado dia 20 de maio. O Marreco venceu por 3 a 2 com gols de Sol Salles (duas vezes) e Sinoê. Maninho e Boni marcaram em favor do clube de Venâncio Aires.

Mais jogos

Um jogo a cada dois dias, sem contar duas viagens até Santa Catarina e outra até o Paraná. Tudo isso a Assoeva tem pela frente em questão de nove dias onde irá cumprir a série de três jogos pela Liga Futsal, sem contar o de volta e decisivo pela Copa do Brasil contra o Dois Vizinhos.

A Assoeva viaja no fim de semana até a cidade de Tubarão onde joga domingo, 18, contra o Tubarão. Confronto no Estener Soratto será a partir das 20h15min.

Delegação permanece em solo catarinense pois na terça-feira, 20, joga na Arena Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul. Jogo está marcado para as 21h30min.

Depois deste compromisso a delegação retorna à Capital Nacional do Chimarrão. Equipe treina na quinta e sexta-feira e novamente viaja para Santa Catarina onde no sábado, 24, joga diante do Joaçaba.

Dois dias depois a Assoeva estará em quadra outra vez quando decide classificação pela Copa do Brasil no jogo de volta contra o Dois Vizinhos, no Paraná.

Após o retorno a Assoeva terá uma semana de treinamento até o dia 1º de novembro quando encerra sua participação na fase inicial da Liga Futsal. Compromisso das 11h15min, no Poliesportivo, será diante do Tubarão.

Em meio a tantos compromissos ficarão pendentes ainda os jogos que a Assoeva tem pela primeira fase do Estadual Série Ouro. Em atraso tem o jogo diante do BGF, de Bento Gonçalves.

Roni Muller

Time gaúcho jamais venceu na competição. Foto: Roni Muller