Augusto Cesar da Silva tem história para contar. Uma carreira extensa vestindo várias camisas e conquistando títulos: três Ligas Nacional de Futsal, cinco Taças Brasil, três Sul-Americano de Clubes, um Sul-Americano pela Seleção Brasileira, duas Super Liga, além de ser campeão Catarinense, dos Jogos Abertos do Paraná e da Taça Paraná pelo Umuarama.

Este ano, no clube paranaense, o mineiro de Itajubá, viveu o momento mais dramático nessa trajetória. Um acidente rodoviário que vitimou colegas de trabalho interrompeu a normalidade da disputa da LNF 2021. Nesse bate papo conosco, o ala conta como a equipe vem superando o trauma e revela muita torcida pelo Brasil no Mundial da Lituânia.

Diego Ianesko

O experiente Augusto é um dos destaques do Umuarama na temporada. Foto: Diego Ianesko

Como foi o seu início no futsal?

Meu início foi em Jaraguá do Sul, na Malwee Futsal, em 2004.

O acidente teve reflexos e, de alguma maneira, comprometeu a campanha do time. Como foi voltar a treinar e jogar depois do ocorrido?

Nós não começamos bem a Liga esse ano, perdemos pontos importantes dentro de casa e isso fez toda a diferença para nós. Não conseguimos brigar pela classificação. E é claro que, depois do acidente, tudo foi muito difícil, pelas condições emocionais e físicas que a equipe passou, mas precisamos voltar a viver e ir se superando a cada dia. E voltar dos treinamentos e a jogar foi o que nos deu mais força para seguir nossas vidas.

O time não abriu mão de disputar os últimos jogos. Como foi essa decisão?

Claro que no começo todos pensamos que o clube iria abrir mão da competição pelo trágico acidente. Mas para nós, que estávamos no ônibus, nós precisávamos seguir em frente com a nossa carreira e, voltar a jogar e a treinar nos deu muita força. Também não está sendo fácil ter que entrar num ônibus e pegar a estrada novamente, mas com fé em Deus vamos superando esse trauma.

Qual sua expectativa pelo Brasil no Mundial?

As expectativas são as melhores. É a nossa Seleção e estão representando todos os atletas de futsal. Tenho toda a certeza que trarão o Mundial de volta para o Brasil. Torço por todos os atletas e comissão técnica. Trabalhei com o João Romano na Malwee; o Mauro Sandri jogamos juntos no juvenil da Malwee e depois ele foi meu preparador físico do Jaraguá; o Paulinho Cardoso foi meu treinador em Umuarama; o Bruno jogamos juntos na minha breve passagem por Maringá; o Guitta também jogamos juntos na Intelli; o Reinaldo foi meu supervisor em uma convocação pela Seleção. Mas a torcida é pela nossa Seleção Brasileira.

O Umuarama disputou todas as partidas da LNF 2021 e não tem mais chances de classificação para os Playoffs da competição. A Super Rodada final da 1ª fase ocorrerá em outubro, após a disputa da Copa do Mundo de Futsal.