LNFS

Barça comemora o título da Liga. Foto: LNFS

O ponto culminante da temporada do Barça veio sanado com uma vitória em Palma de Mallorca que os devolveu ao trono da liga pela sexta vez na história. Os catalães não perderam a primeira oportunidade de comemorar e, sem precisar recorrer ao terceiro jogo da final do Play Off, empataram o troféu contagiado pela garra de Sergio Lozano, principal promotor da virada deste sábado, que terminou seu desempenho estelar dando a Pito o gol em uma placa que mudou completamente o resultado. Dyego, por sua vez, deu os toques finais nos segundos finais. O Presidente da Liga Nacional de Futsal, Javier Lozano, esteve presente no camarote das autoridades de Son Moix, apoiando os finalistas.

Alirón do Barça em Son Moix neste sábado depois de vencer o Palma Futsal pela segunda vez consecutiva (2-4) em uma final do Play Off que foi decidida nesta temporada em melhor de três jogos. Os comandados de Jesús Velasco encontraram o remédio para lidar com a aura de reviravoltas que deram aos ilhéus um retorno tão bom nas rodadas anteriores e, depois de se verem duas vezes em desvantagem no placar, foram os catalães que protagonizaram a última virada de curso. Sergio Lozano capitaneou a última machada culé com dois gols, que nesta ocasião deixa sua marca na história da competição e do próprio clube do Barça, já seis vezes campeão da liga e tetracampeão depois de também comemorar sucessos na Supercopa da Espanha, Copa da Espanha e UEFA Futsal Champions League.

Com o Palma Futsal derrubado na largada, demorou um minuto para que surgisse a primeira polêmica desta segunda partida. Higor acertou uma bola que ricocheteou na entrada da área e a mão de André Coelho o impediu de marcar o gol, embora os árbitros não tenham apreciado esse contato na área que suscitou as queixas de Son Moix. A equipa insular multiplicou a sua intensidade defensiva, fixando bem de perto o artilheiro do torneio, Ferrão, embora isso também tenha disparado o número de faltas no primeiro tempo. Demorou menos de dez minutos para os locais receberem cinco penalidades, prejudicando notavelmente suas habilidades antes do intervalo.

O Palma Futsal não estava confortável nestes minutos depois de ter visto o seu arreón inicial diluído e um contra-ataque ‘deluxe’ do Barça estava prestes a decantar o confronto do seu lado após um corte colossal de André Coelho. Nem Higor vacilou, que não precisou de grandes concessões para devolver a euforia às arquibancadas maiorquinas: em uma telha, o pivô armou o gatilho em milésimos de segundo para acertar o gol defendido por Dídac após um bom roubo de bola de Chaguinha no rival campo. As altas pressões foram uma mina para desobstruir um jogo muito sério dos dois lados. Aliás, mais uma recuperação perto da área adversária abriu caminho para o empate para um Barça que puxou de quadrado e bisel até encontrar Marcenio livre de uma marca junto à linha de golo:

Longe de desmoronar, o sonho balear continuou a reunir argumentos com um de seus grandes protagonistas no Play Off: Diego Nunes. O extremo, apesar de ter chegado ao encontro entre os algodões devido a algum inconveniente, voltou a fazer o seu trabalho preso ao lado direito e, depois de se desvencilhar magistralmente de Lozano, bateu Dídac Plana por baixo das pernas. O jogo acelerou como nunca antes, sem permitir que os presentes em Son Moix se acomodassem em seus assentos, e o próprio Sergio Lozano se recuperou um minuto depois, moldando sua dobradinha e convertendo o 2 a 2 que deixou tudo para decidir para o segundo tempo.

Eles aproveitaram os dois vestiários para fazer alguns ajustes no intervalo que devolveram o controle do jogo à pista. Mais bem cobertos, os goleiros brilharam para manter suas respectivas equipes totalmente envolvidas na luta. Os pés de Fabio, imbatíveis por baixo, mantiveram o Palma Futsal no caminho do título antes de Dídac se esticar até as teias de aranha para privar Eloy Rojas do terceiro gol local. Os goleiros insistiram em adiar a tensão ao limite nas etapas decisivas, mas maior destaque foi dado ao grande capitão do Barça, um Sergio Lozano que comandou como ninguém a última debandada do Barça para fechar um brilhante ‘poker’ de títulos esta estação. Partindo da ala direita, o culé ‘9’ colocou as Ilhas Baleares contra as cordas com um sapato que,

Se esse placar for salvo nos últimos oito minutos do regulamento, o título já estaria 100% baseado em Barcelona. Por isso, o Palma Futsal aumentou sua garra em busca do gol que prolongaria sua vida na competição para forçar um terceiro jogo de playoffs. Nem uma gota de suor foi deixada pelos homens de Antonio Vadillo, que até arriscaram o goleiro-jogador sem obter o resultado desejado. Em vez disso, Dyego completou o título do Barça com um gol em um gol vazio de seu próprio campo que estabeleceu o 2-4 final.