Alisson Lima

Campo Mourão está próximo de chegar aos 50 anos de histórias

Tudo começou no natal de 1966. Três irmãos, que jogavam em times diferentes, após um pedido de mãe, resolveram fundar uma equipe para praticarem o esporte juntos. Após cinco anos jogando campeonatos municipais, resolveram participar do Campeonato Paranaense e em 1971 fundaram a Razão Social de ADCT, dos irmãos Tagliari.

Na década de 70, muitas coisas aconteceram. A equipe não possuía espaço adequado para disputar o campeonato estadual. A família se uniu e em 1973 construiu uma quadra com dois vestiários, alambrado, arquibancada e sala de administração. Para a época uma moderna estrutura, aceita pela federação. Na inauguração, foram convidadas as equipes do Palmeiras, São Paulo e a seleção do Paraguai. A quadra foi cedida para o município para que outros esportes pudessem ter um local para treinar.

Em 1975 o time foi campeão dos Jogos Abertos. Em 1979 foi campeão estadual, representando Paraná no Campeonato Brasileiro. Em 1980, foi bicampeão da Taça Paraná e pode representar novamente o Estado no Brasileiro de Interclubes. Entre as maiores conquistas destacam-ase ainda o tri-campenato dos Jogos Abertos do Paraná, divisão especial, bi-campeonato estadual e os títulos de campeão dos Jogos Abertos do Brasil e da Copa Sul de Futsal.

O futsal, com o tempo, ficou mais ‘sério’, não somente em Campo Mourão, mas em todo o país. Com necessidade de melhorar e se modernizar houve a decisão de mudar de uma associação familiar, para algo mais profissional. Foi então que em 2012 a razão social foi alterada para ACMF com nome fantasia Campo Mourão Futsal, mas com o mesmo CNPJ.

Toda história tem seu valor, mas não há como negar que a maior conquista (até agora), foi a realização do sonho de participar da Liga Nacional de Futsal. Era um desejo antigo da diretoria que se planejou e conseguiu alcançar essa meta. Não só participou como fez bonito em 2019, ficando entre os 8 melhores.

Para o atual presidente Itamar Tagliari, é uma grande honra estar presidindo a equipe em um momento tão bom para o Campo Mourão Futsal. “Eu aceitei a presidência porque temos uma diretoria muito atuante, todos trabalham com muita determinação. Sinto uma honra muito grande em ser presidente de uma equipe que está representando Campo Mourão e toda nossa região na tão sonhada Liga Nacional de Futsal, e na Série Ouro do Campeonato Paranaense também.”, enfatizou Tagliari, que foi um dos fundadores do time.

Ao longo dos anos, foram acontecendo muitas mudanças. O queridinho mascote, o Carneirão, fez a alegria das crianças e dos torcedores nos jogos de 2019 e 2020, e está reservando uma surpresa para seus fanáticos admiradores. Em diversos jogos, a Torcida Jovem, a organizada de Campo Mourão, deu um show no ginásio. Antes, o Ginásio do Lar Paraná (Valternei de Oliveira), era palco do time. Desde 2018, a Arena UTFPR (Belin Carolo) foi adotada como o ginásio oficial da equipe, aceito pela federação para disputar jogos da LNF. Outra novidade que foi destaque foi a criação da Cadeira Tricolor, onde as empresas e torcedores tem a oportunidade de ajudar o time e ter uma cadeira cativa no ginásio.

Muitas conquistas nesses 49 anos. Ano que vem será o jubileu de ouro e os projetos para essa data tão importante são grandiosos. Em breve, eles serão anunciados pela diretoria. Tem muito mais história vindo por aí.