Dioço Pinto

Jogador volta à seleção após período lesionado. Foto: Dioço Pinto

A Seleção Nacional de Portugal prossegue esta quarta-feira com os trabalhos de preparação tendo em vista os dois jogos de preparação frente à Espanha, agendados para os dias 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo) em Rincón de la Victoria (Málaga), no Pabellón Deportivo Municipal Rubén Ruzafa.

Estes serão os dois últimos jogos da Equipe das Quinas antes de Jorge Braz revelar, no final de dezembro, a lista de convocados para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, que será disputado entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro nas cidades de Amsterdam e Groningen.

Cardinal, que soma 121 convocações, jogou a sua última partida ao serviço da Seleção Nacional na qualificação para o Campeonato da Europa (na partida diante da Polónia a 3 de fevereiro de 2021). Neste regresso aos convocados de Jorge Braz, o pivô que ficou fora das duas últimas fases finais (Euro-2018 e Mundial-2021) mostrou-se satisfeito por concorrer por um lugar no Euro-2022.

“Estou muito feliz pelo meu regresso, depois de uma lesão bastante grave. Desde fevereiro que não vinha aqui. Infelizmente não pude ir ao Mundial onde fomos campeões… Foi um misto de emoções – feliz por sermos campeões do Mundo, porque já merecíamos e fomos muito competentes, mas triste por não poder estar lá. Isso agora faz parte do passado e o nosso objetivo está nestes dois jogos com a Espanha, que é para chegarmos ao Europeu na máxima força e defendermos aquilo que é nosso. Somos campeões da Europa e temos de defender o nosso título.”

O jogador que soma 97 golos ao serviço da Equipa das Quinas já alinhou em Espanha e não tem dúvidas que duas das três vitórias lusas diante de ”nuestros hermanos” estão bem vivas na sua memória – na final do Euro-2018 e nos quartos de final do último Mundial.

“Conhecendo os espanhóis conforme conheço, acho que eles vão encarar estes jogos como se fossem jogos de europeus ou mundiais, até porque estão feridos – no Europeu ganhámos na final e. agora, no Mundial eliminamo-los. Eles estão feridos e querem dar uma resposta agora a jogar em casa – com o seu público, antes de um Europeu… Vão querer entrar fortes, vão querer fazer dois bons jogos, para mostrarem que estão prontos para ganhar o Europeu.”

Cardinal não disputa uma fase final desde 2016 e a vontade de regressar aos grandes palcos é muito grande, garante.

“Já joguei em alguns europeus [Hungria-2010, Croácia-2012, Bélgica-2014, Sérvia-2016] e em alguns mundiais [Brasil-2008, Tailândia-2012 e Colômbia-2016], mas neste momento estou como se fosse jogar o meu primeiro Europeu. Estou ansioso que chegue. Estou com muita vontade. Não sei o dia de amanhã, mas seguramente não jogarei outro Europeu ou outro Mundial.”

O jogador de 36 anos considera que os novos jogadores que têm vindo a integrar a Seleção Nacional garantem muita qualidade e que podem trazer muito sucesso. Defende ainda que a integração de novos jogadores acaba por ser mais fácil devido ao trabalho que é efetuado nas seleções jovens.

“Acho que podemos estar descansados, porque temos o futuro garantido. São excelentes jogadores os jovens que estão a aparecer aqui – como o Zicky, como o Afonso, o Erick que já está mais maduro, o Tomás Paçó, o Bernardo Paçó, o Silvestre,… Acho que temos muita qualidade e, como disse anteriormente, temos o futuro garantido. É só eles darem continuidade ao trabalho, quererem aprender cada vez mais, para que possam corresponder quando vierem à Seleção. É importante para o futsal português que nós não baixemos de nível, mas que o mantenhamos ou que o elevemos cada vez mais. Na minha opinião, [a integração dos novos jogadores] é muito mais fácil atualmente. A minha primeira internacionalização foi logo na Seleção A. Não havia seleções jovens. O trabalho dos jovens está facilitado, pois quando chegam cá, parece que estão aqui na Seleção há muitos anos. Já sabem como é que é o ambiente, como é que a Seleção joga… Já estão mais adaptados e é diferente!”

Viagem na quinta-feira

A comitiva lusa viaja na quinta-feira para Espanha. O voo para Málaga está agendado para as 12h00. Os jogadores lusos farão trabalho de recuperação na unidade hoteleira em que ficarão instalados.