Marcos Pí

Cascavel espera retornar as atividades essa semana. Foto: Marcos Pí

Desde que o Decreto Estadual entrou em vigor, no dia 27 de fevereiro, restringindo diversas atividades no Paraná por conta da avalanche de casos de Covid-19 a diretoria do Cascavel suspendeu os treinos de pré-temporada. ‘Entendemos o atual cenário que estamos vivendo e por isso buscamos ajudar a conter a proliferação do coronavírus’, disse o comunicado oficial emitido pelo clube.

A decreto tem validade até à madrugada desta quarta-feira (10) e para não perder tempo o atual campeão paranaense retorna às atividades no dia seguinte. Os treinos vão acontecer no Ginásio da Neva. Durante esse período de suspensão, os jogadores foram temporariamente liberados pela diretoria.

A serpente tricolor já tinha um amistoso agendado para o dia 27 de fevereiro contra o Campo Mourão, que acabou sendo cancelado por conta da vigência das medidas restritivas impostas pela Secretaria Estadual de Saúde. Este ano o Cascavel Futsal vai disputar cinco competições: Série Ouro do Paranaense, Liga Nacional de Futsal, Taça Brasil de Clubes, Copa Paraná e Liga Futsal Paraná.

A previsão era de que o primeiro jogo oficial da temporada 2021 acontecesse no dia 13 de março pela Série Ouro. No entanto o início do Estadual foi adiado para o dia 20 de março. Essa decisão da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) é para dar mais tempo às equipes que vão disputar o campeonato, mas com apenas pouco mais de uma semana o Cascavel não deve disputar mais nenhum jogo amistoso antes da estreia. O único jogo dessa pré-temporada foi com o Foz Cataratas. A partida terminou empatada: 4 a 4 no Ginásio Costa Cavalcanti no dia 11 de fevereiro.

Se a tabela for mantida pela Federação, na Série Ouro a estreia será diante do Coronel Vivida no Ginásio da Neva. O confronto está inicialmente marcado para o dia 20 de março, mas pode sofrer alterações.

A elite do futsal paranaense será composta por 16 times: Chopinzinho, Cascavel Futsal, Umuarama, Ampére, Foz Cataratas, Campo Mourão, Marreco, Pato Futsal, Coronel Vivida, Operário Laranjeiras Futsal, Palmas, Marechal Rondon, Dois Vizinhos, Siqueira Campos, Toledo, Campo Mourão e São José dos Pinhais. Quatro serão rebaixados para a Série Prata de 2022. A Liga Nacional de Futsal deve iniciar no dia 27 de março.

Confira os confrontos da primeira rodada:

Cascavel x Coronel

Umuarama x Operário Laranjeiras

Campo Mourão x São José dos Pinhais

Foz Cataratas x Toledo

Marreco x Palmas

Marechal x Siqueira Campos

Dois Vizinhos x Pato

Chopinzinho x Ampére

Sistema de disputa

Seguindo o regulamento da competição, as equipes jogarão entre si, em turno único, e os quatro melhores avançam direto para as Quartas de Final. As outras quatro vagas nas Quartas de Final serão disputadas do 5° ao 12° colocado na primeira fase, em sistema de cruzamento olímpico: 5° x 12°; 6° x 11°; 7° x 10° e 8° x 9°.

Nos playoffs da Série Ouro, os jogos serão de ida e volta. Em caso de dois resultados iguais ou uma vitória para cada lado, o classificado será definido na prorrogação do jogo da volta. Caso a partida se encaminhe para prorrogação, a equipe mandante terá a vantagem do empate no tempo extra por ter obtido melhor campanha na fase anterior do campeonato. Não haverá decisão por pênaltis na competição.