Fora de casa e tirando, nos minutos finais, o título da equipe piauiense, o Ceará soltou o grito de campeão, neste sábado, no ginásio Verdão, em Teresina, ao bater o JES por 3 a 2 na decisão da Copa Nordeste de futsal. Everson, João César e Samuel coloriram de preto e branco a campanha que levou o Vozão ao título. Idelvando e Alexandre Piauí marcaram os gols da equipe do Piauí. Apesar do sufoco vivido até o fim, com gol restando um minuto para o cronômetro zerar, o Ceará colocou para fora toda a euforia: é o novo campeão de futsal do Nordeste e está na Superliga.

Divulgação

Título garante o Ceará na Superliga de Futsal 2020. Foto: Divulgação

O jogo

A partida mais decisiva da semana para as duas equipes começou com o Ceará mostrando que não faria jogo fácil. Logo nos primeiros minutos, Jeffin mandou uma bomba que parou na trave. O JES tentava responder nas jogadas de contra-ataque, mas parava muitas vezes no goleiro Lambão ou nos erros de passe. Quando estava mais perto de abrir o placar, a equipe piauiense viu, aos 19 minutos do primeiro tempo, Everson aproveitar cobrança do tiro de canto para mandar a bola na gaveta, sem chances de defesa para o goleiro Anfrísio.

Na etapa complementar, só deu JES. O quarteto piauiense sequenciou lances de perigo para o gol do Vozão. Até que o camisa 5, Idelvando, aproveitou vacilo da zaga para deixar tudo igual. Daí em diante, o JES dominou. Com o apoio da torcida presente no ginásio, o time de Paulo Evaristo pressionou, viu o goleiro Lambão ser expulso após toque de mão fora da área, e buscou aproveitar o momento com um a mais. Foi aí que mais uma vez brilhou a estrela de Alexandre Timon, que virou a partida e deixou por alguns minutos o JES com a mão no título. O grupo só não esperava que João César, no último minuto, fosse empatar o duelo, levando a partida para a prorrogação.

Na prorrogação, o cansaço era visível para os dois times, tanto que os primeiros cinco minutos terminou sem gols. Mas aí, aos 4 minutos do segundo tempo da etapa complementar, Samuel apareceu para fazer o primeiro gol dele na competição e garantir o título para o Ceará. O JES ainda tentou, mas nada pôde ser feito para evitar a vitória do Vozão.

Com o título, o Ceará está classificado para a Superliga de futsal de 2020, que marca a abertura do calendário de competições da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).