A temporada 2016 do Supermercados BH/Minas terminou com a conquista de um título. No dia 27 de novembro, em Juiz de Fora, no interior do estado, a equipe comandada por Paulo César Cardoso faturou o Campeonato Mineiro de Futsal. Foram apenas três jogos, e a equipe minastenista não teve dificuldades para passar pelos adversários. Logo na estreia, vitória por 14 a 1 sobre o Cruzeiro E. C. de Padre Paraíso. No segundo confronto, triunfo por 12 a 2 diante da Sociedade Esportiva Amigos. Na última rodada, diante do Tupi Football Club, a vitória por 4 a 0 garantiu o título.

Orlando Bento

Ciço comemora gol contra o Corinthians. Foto: Orlando Bento

O ano dos mineiros começou nos primeiros dias de janeiro, com a apresentação da equipe para a realização de exames médicos. Com todos aprovados, os trabalhos começaram. O time minastenista participou, como convidada, logo em fevereiro, da 1ª Supercopa Gaúcha. Em seguida, foi até cidade de Carlos Barbosa, também no Rio Grande Sul, para disputar a Taça Brasil. Terminada a competição mais tradicional do futsal brasileiro, a equipe se concentrou Liga Nacional de Futsal (LNF). O título não veio em nenhuma das três competições, mas o Supermercados BH/Minas encerrou 2016 com o título mineiro, que também garantiu uma vaga na Taça Brasil 2017.

Com a equipe, estava o fixo Ciço, o primeiro reforço anunciado pelo Clube para a disputa da temporada 2016. Para o camisa 5, o Campeonato Mineiro foi fundamental para avaliar o nível do esporte, que precisa, urgentemente, de apoio para continuar vivo no estado. “No Campeonato Mineiro, infelizmente, não há muitos pontos positivos. Nosso esporte agoniza. Ver a estrutura que a Federação Mineira nos deixou é algo muito preocupante. Parabéns ao Tupi por sediar a fase final, por ter investido em jogadores, mas não podemos nos contentar com um campeonato que só tem quatro times. Por ser de um estado tão grande, a Federação Mineira precisa rever seus conceitos e dar um jeito de ajudar os clubes, fazer as coisas de maneira diferente. Não podemos ter um esporte tão grandioso com nosso Estadual tão fraco, tão deixado de lado. Outros estados também estão com dificuldades financeiras, mas nem por isso deixam de ter um estadual forte. Está na hora de fazer algo diferente, porque não pode ficar do jeito que está”, disse.

Campeão por onde passou, Ciço avaliou a temporada do Supermercados BH/Minas, que, na opinião do jogador, teve pontos positivos e negativos. “Foi uma temporada com alguns objetivos cumpridos, principalmente por parte do clube, que tinha a meta de chegar à semifinal da Taça Brasil, ser campeão mineiro e tentar chegar entre os oito da Liga. Infelizmente, não conseguimos atingir a meta de ficar entre os oito da Liga Nacional. Mas, ao mesmo tempo, não me vejo só um cumpridor de metas. Sou um jogador que adora e vive por conquistas. Infelizmente, conquistamos só o Campeonato Mineiro. Nesse tempo, também tivemos lesões de jogadores mais experientes, o que nos afetou. Em algumas viagens, foram cinco adultos e seis juvenis, mas isso não serve de desculpa, porque o Minas é um clube formador. Quando trabalhamos em um clube como esse, você tem que ter a cabeça tranquila e saber lidar com as situações. Temos jovens promessas que podem despontar no futsal nacional, e o esporte precisa disso”, revelou.

Orlando Bento

O fixo Ciço, pré-selecionado para o Mundial da Colômbia, disputa a bola. Foto: Orlando Bento

A conquista do Campeonato Mineiro deu ao Supermercados BH/Minas o direito de disputar a Taça Brasil 2017. A competição já foi vencida pelo Clube nas edições de 2002 e 2012. Ciço acredita que o atual elenco e as futuras contratações têm a capacidade de fazer uma boa temporada no ano que vem. “Entramos de férias. É o momento do técnico Paulinho, do Taveira (chefe de departamento de futsal) e da comissão técnica fazerem a avaliação de quem vai ficar e de quem não vai ficar, ver as prioridades. É um título muito importante para o Clube, que pode nos dar a possibilidade de jogar um Sul-Americano. É uma competição de tiro curto, mas acho que estaremos mais fortes que neste ano. Espero que as contratações pontuais que sejam feitas possam somar, e aqueles que aqui ficarem possam dar um passo à frente, para todos renderem mais. Fomos muito instáveis neste ano. Vimos que temos uma boa equipe, mas nossa instabilidade, em grande parte do ano, nos prejudicou. Espero que possamos voltar diferentes. Nosso futuro aqui é promissor”, revelou.

E o que dizer da primeira temporada pelas cores do Minas? “Evoluímos muito no sistema defensivo. Nós, atletas, não doamos o máximo para entender o que o Paulinho pedia, acho que fomos entender um pouco tarde. O primeiro jogo contra a Intelli, que foi aqui, foi um jogo defensivamente perfeito. Estamos no caminho certo, para que possamos ter um ano que vem melhor. Como a maioria da equipe vai seguir, já sabemos como se porta, como é a metodologia de treino, o que o Paulinho nos pede e o que podemos fazer”, concluiu.