André Sanano

Portugal venceu mais uma na fase de qualificação para a Euro

A Seleção Nacional de Portugal fechou, esta quarta-feira, o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 com mais um triunfo diante da Noruega, desta vez por 4-0. O reencontro frente aos nórdicos foi realizado novamente no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal.

A Equipa das Quinas garantiu, no encontro de segunda-feira, o primeiro lugar do grupo e a qualificação direta para o Euro-2022, mas o Selecionador Nacional de futsal defendeu antes do encontro que este jogo não serviria apenas para cumprir calendário.

Os jogadores interpretaram a mensagem e ainda não estava completo o primeiro minuto e já João Matos, com um gol de cabeça, tinha aberto o marcador. Portugal continuou a insistir, mas os vários remates não foram levando o destino pretendido, com o guardião Andreas Ajer a brilhar na baliza nórdica. Foi mesmo goleiro da Noruega a desequilibrar, saindo da baliza para assistir um colega que surgiu na cara de Vítor Hugo. Aos oito minutos, os nórdicos criaram assim a sua primeira oportunidade de golo, mas o guardião luso brilhou.

Aos nove minutos Fábio Cecílio fez o 2-0, concluindo da melhor maneira um lance de bola parada e aos 10’ Miguel Ângelo acertou na trave. Aos 15 minutos Fábio Cecílio desviou, de calcanhar, o remate de Bruno Coelho, e bisou com um golo de belo efeito.

O conjunto luso foi a vencer por 3-0 para o intervalo e aos 23 minutos Silvestre marcou no seu jogo de estreia. No minuto seguinte também Zicky teve perto de se estrear a marcar, mas bola bateu no poste. À passagem da meia hora de jogo foi a vez de Miguel ângelo acertar no poste – a terceira da partida nos ferros da baliza norueguesa. Quando faltavam seis minutos para o fim, Zicky esteve novamente perto de aumentar a vantagem, mas o seu remate acabou por embater no poste, pela quarta vez no encontro. Até ao final, André Galvão ainda dispôs de uma boa oportunidade de finalização, mas o resultado não se alterou até ao fim.

Tomás Paçó e Silvestre estrearam-se esta tarde diante da Noruega. Já são 37 os jogadores lançados por Jorge Braz num total de 151 jogadores que já representaram a Equipa das Quinas. Saiba mais aqui.

João Matos distinguido

O fixo e atual capitão da Equipa das Quinas recebeu esta quarta-feira, das mãos do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, a placa alusiva às 150 internacionalizações, cumpridas no último jogo de qualificação para o Campeonato da Europa, diante da República Checa a 9 de março. Recorda-se que Portugal venceu essa partida, por 5-1, na Atlas Arena, em Lodz (Polónia).

Ficha de Jogo

Grupo 8 Qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 – 6.ª Jornada

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

Árbitros: Nebojsa Panic e Nikola Rabrenović (Sérvia).

Portugal : Vítor Hugo; João Matos – Cap., Bruno Coelho, Tiago Brito e Fábio Cecílio.

Treinador: Jorge Braz.

Gols: João Matos (1′), Fábio Cecílio (9′ e 15′) e Silvestre (23′).

Noruega: Andreas Ajer; Petter Høvik – Cap., Christopher Moen, Morten Wermåker e Blerim Redzepi.

Treinador: Silvio Crisari.