LNFS

Brasileiro comemora gol pelo Palma. Foto: LNFS

O extremo brasileiro jogará pelo Palma Futsal na próxima temporada após completar o empréstimo ao Real Betis Futsal. Ele vem de jogar em alto nível marcando dez gols em 19 jogos. Ele chegou ao Palma em janeiro do ano passado e passou meio ano no clube antes de sair emprestado por uma temporada.

Cléber fará parte do elenco do Palma Futsal na próxima temporada, após completar o ano de empréstimo ao Real Betis Futsal. A comissão técnica e a direção esportiva do clube decidiram que o pivô brasileiro de 25 anos se junta ao novo projeto e, assim, tem mais um recurso para ter um elenco grande para enfrentar todas as competições no próximo ano. Cléber fez uma grande temporada com a equipe andaluza, jogando em alto nível e mostrando as qualidades que levaram o Palma Futsal a contratá-lo.

Além das condições e sendo um jogador ágil com facilidade para transbordar e criar espaços, no ano passado marcou dez gols nos 19 jogos do campeonato disputados, mostrando que está totalmente adaptado ao campeonato espanhol e que pode dar soluções dentro de quadra. Cláber brilhou com luz própria, sobretudo, no jogo que manteve o Real Betis Futsal, no qual marcou cinco golos frente ao Quesos El Hidalgo Manzanares. Regressa ao Palma um ano após a sua partida como jogador mais experiente, com muitos minutos acrescentados no campeonato espanhol e depois de um ano de aprendizagem que o ajudará a estar na equipa na próxima época como um jogador mais maduro e adaptado ao futsal espanhol do que o que chegou a Maiorca há um ano e meio.

As exigências da próxima temporada levaram o clube a um planejamento diferente do elenco. A Liga dos Campeões pode significar jogar até mais seis jogos em dois meses e obrigou a alargar o número de jogadores que pretendem ter no projecto do próximo ano para poder abranger todas as competições. Por isso, o elenco para a próxima temporada será mais amplo e foi consideravelmente reforçado tanto em número de tropas quanto nas contratações comprovadas e de alto nível que chegaram, como Dani Saldise, Rivillos e Tayebi. O clube está planejando para o próximo ano ter um elenco grande e de qualidade para poder competir no mesmo nível dos últimos anos sem enfrentar uma competição extra que leve a uma queda no desempenho.

Por isso, além das contratações, o clube balear está recuperando um jogador que mostrou estar pronto para fazer parte do elenco e se juntar ao projeto, como é o caso de Cléber, que melhorou muito neste ano e metade desde que o clube o contratou no Brasil. O caso de Cléber é o mais recente exemplo de jogador que sai por empréstimo para amadurecer e ganhar minutos e experiência fora e depois volta ao Palma para se juntar ao projeto. É uma filosofia que o time balar pratica há anos com jovens talentosos que contratam pensando no futuro e viabilizando o projeto. O clube sempre trabalha em duas linhas, as contratações de retorno imediato e o investimento em jogadores talentosos que descobre em outras ligas e nos jovens que contrata para que possam continuar o projeto quando amadurecerem e ganharem experiência. Em alguns casos, os jogadores ficam para treinar com o grupo e realizam a fase de adaptação no interior mas quando não há a opção de lhes dar minutos, o clube aposta em missões estudadas a equipas em que o jogador possa crescer para depois poder ajudar nos anos seguintes.

Assim, o Palma Futsal é um dos clubes que mais tem jogadores emprestados, pensando no futuro da equipe. É uma abordagem que vem mostrando que funciona e é lucrativo fazer o template sem ter que hipotecar financeiramente. Mesmo muitos dos jogadores que não tiveram um lugar no Palma Futsal continuamente acabaram sendo jogadores importantes na liga espanhola, como os casos de Trípodi ou Attos, que vieram para a Espanha graças ao Palma Futsal, ou Lemine , a quem o clube contratado ainda jovem e que acabou jogando em alto nível na melhor liga do mundo.