Parceira da LNF, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, fundada em 2008, representa a união de forças no movimento de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, através da integração de 48 Instituições filiadas em todo Brasil. O mês de setembro é especial para a entidade.

As instituições associadas à CONIACC assumem a liderança na defesa dos direitos de crianças e adolescentes com câncer infanto-juvenil, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, dignidade e cidadania, minimizando a dor e as dificuldades desses pacientes. O trabalho desenvolvido em conjunto com nossas afiliadas, tem como bandeira a transformação pessoal tanto daqueles que recebem o atendimento, como dos envolvidos no trabalho. O envolvimento vai além das motivações de um trabalho convencional, pois trata-se de salvar vidas, trazer esperança e mudar a realidade não só de uma pessoa, mas de toda sua família.

 Setembro Dourado

O programa Setembro Dourado é um dos principais projetos, realizado anualmente pela CONIACC em conjunto com as suas filiadas em todo o mês de setembro, visando informar e conscientizar a população em geral, para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, através da suspeição de sinais e sintomas da doença. Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do “Setembro Dourado” objetivam diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento em centro de referência como fatores essenciais para a cura da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infanto-juvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início e com chances importantes de cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura do câncer infanto-juvenil no Brasil ainda deixa a desejar em função da descoberta tardia da doença.

Porém, graças aos avanços de pesquisas e novos protocolos de tratamentos, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo. Em outras palavras: o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil pode representar o início da sua cura.