Concacaf

Costa Rica comemora vaga para o Mundial. Foto: Concacaf

A Costa Rica fez jus a tradição como o principal time de futsal da região ao conquistar seu quarto título da Concacaf e o terceiro consecutivo. A vitória rendeu ao time uma vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021, onde liderará um quarteto de adversários da região.

O Los Ticos conquistou o título com a vitória na final sobre os Estados Unidos, que teve seu melhor desempenho na competição desde 2004, quando foi campeão. O Stars and Stripes agora pode esperar sua primeira Copa do Mundo desde o Brasil 2008.

Assim como há quatro anos, o pódio foi completado pela anfitriã Guatemala, que levou a melhor sobre o Panamá na disputa pelo terceiro lugar, garantindo nesse processo a quarta participação consecutiva no evento global. Los Canaleros, por sua vez, participará de sua terceira edição consecutiva.

Nem o México, que chegou a Tailândia em 2012, nem Cuba, que esteve na Colômbia em 2016, conseguiram garantir um retorno ao cenário mundial. O pacote surpresa do torneio foi o Suriname, que, em sua terceira tentativa, finalmente conseguiu passar da fase de grupos antes de sair nas quartas-de-final para o eventual vencedor, Costa Rica.

Os campeões

A Costa Rica de Carlos Quiros nunca pareceu correr o risco de desistir do título, vencendo os cinco jogos que disputou com o ataque mais potente (30 gols) e a defesa mais cruel (cinco contra).

Além disso, perdeu apenas duas vezes ao longo do torneio, contra o Panamá nas semifinais e os EUA na final, embora viesse a vencer as duas partidas.

Em uma equipe sólida e equilibrada, Milinton Tijerino e Cesar Vargas, eleitos o melhor jogador e o melhor goleiro respectivamente, se destacaram dos demais. E como se isso não fosse impressionante o suficiente, a equipe também ganhou o prêmio Fair Play.

Também qualificado

Desde que se tornou o técnico dos EUA em setembro de 2019, Dusan Jakica tinha apenas um objetivo em mente: levar seu time de volta à Copa do Mundo.

Isso ele fez em grande estilo depois que o Stars and Stripes venceu o seu grupo com duas vitórias e um empate, antes de garantir a vaga na Lituânia com vitória sobre a República Dominicana nas quartas de final. O triunfo subsequente da equipe sobre os donos da casa nas semifinais foi uma prova de seu caráter, mas nem isso foi suficiente para impedir a Costa Rica na decisão, onde sofreu sua única derrota na campanha.

Em um elenco bastante equilibrado, destaque para o goleiro e capitão Diego Moretti, além de Raphael Araujo, Luciano Gonzalez e Tomas Pondeca – este último eleito o melhor jogador jovem do evento.

Por ser a anfitriã, o terceiro lugar não era exatamente o que a Guatemala esperava, mas os comandados de Estuardo de Leon lidaram bem com a pressão, vencendo em jogos apertados para liderar o grupo antes de selar a qualificação nos pênaltis contra El Salvador nas últimas oito.

Eles se recuperaram da decepção da derrota nas semifinais para os EUA nos pênaltis e derrotaram o Panamá por um único gol na partida pelo terceiro lugar. O quarto resultado consecutivo nos três primeiros no evento deveu-se em grande parte às contribuições de jogadores importantes como Roman Alvarado, Edgar Santizo e Jose Mancilla.

O Panamá, por outro lado, perdeu um pódio pela primeira vez desde 2008, quando também terminou em quarto lugar, com a diferença de que naquela época não era suficiente para garantir uma vaga na Copa do Mundo.

Mais uma vez, Los Canaleros agradeceu a habilidade de acabamento de Carlos Perez. Veterano das Copas do Mundo de 2012 e 2016, o pivô terminou como artilheiro do torneio com oito acertos em cinco jogos, incluindo hat-tricks contra Suriname e México.