Quem reparar no recorte recente da LNF 2022 e apontar a lupa para as bolinhas coloridas do lado direito da tabela de classificação não irá enxergar a cor vermelha nos números de ACBF e São José. Isso porque as duas equipes vivem um momento de invencibilidade na competição. Nas últimas cinco rodadas, por exemplo, nenhuma derrota.

“Sabíamos quanto seria equilibrado esse início de LNF. Até a décima rodada alguns encaminhamentos ficariam mais visíveis, como ficar entre os quatro, que é o nosso objetivo inicial nessa fase. Aqui como o estadual ainda não iniciou, temos menos laboratório para fazer alguns testes. O treino oferece algumas situações, mas o jogo que ratifica as ideias”, explica o treinador Edgar Baldasso, da ACBF.

luckacyriaco

Edgard Baldasso comando o time da ACBF. Foto: luckacyriaco

A equipe gaúcha só está atrás do Magnus, líder com 23 pontos, três de vantagem. Dos cinco últimos jogos, são quatro vitórias. Desempenho forte dentro de casa, mas consistente fora também, como foi na semana passada ao bater o Marechal pelo placar mínimo. Antes de retornar à LNF, a ACBF estreia no campeonato estadual. Para o técnico, uma boa oportunidade para fazer observações na equipe e avaliar a fase do elenco.

“Temos uma derrota até agora e depois seis jogos sem perder. É muito equilibrado e não tem como cravar o resultado de alguma partida. O interessante é manter a busca pela pontuação e não fugir do primeiro bloco. Depois, tudo muda nos Playoffs. Pode cruzar com um time muito forte em casa e volta com muita pressão para o jogo da volta. São muitas nuances.”

Na quinta colocação a apenas três pontos da ACBF está o São José. O time do interior paulista embalou três vitórias seguidas o que dá um fôlego para um campeonato longo na primeira fase e que reserva outro comportamento nos Playoffs.

“Vejo uma edição muito competitiva em que as equipes se nivelam muito. Pode ser que uma ou outra dê uma desgarrada na tabela, mas a gente vai fase por fase. Primeiro temos que classificar. E depois, aí cada mata mata é um outro campeonato”, alerta o comandante do time Douglas Navas.

Brenno Domingues

Douglas Navas orienta a equipe do São José. Foto: Brenno Domingues

Na última rodada, talvez os paulistas tenham conquistado o resultado mais significativo até agora. Vitória fora de casa sobre o Joinville, até outro dia, líder da competição. Nada, no entanto, que altere o pensamento do treinador.

“Vejo que estamos em um momento bom. Sempre acreditamos que poderíamos fazer uma boa campanha. Com bastante trabalho com dedicação e pés no chão estamos correspondendo o que esperávamos”, encerra Navas.

ACBF e São José na próxima rodada colocam à prova a boa fase. Na sexta-feira os paulistas recebem o Joaçaba enquanto no domingo a equipe laranja visita o Campo Mourão. As duas partidas terão transmissão ao vivo da LNFTV.