Campeão da Taça Brasil de Clubes em 1974 e 2010, o Corinthians inicia a caminhada rumo ao terceiro título da Divisão Especial do torneio nesta segunda-feira. O adversário da estreia é o Balsas (MA), às 18h. O anfitrião da edição 2016 da competição é o Carlos Barbosa, atual campeão da LNF (Liga Nacional de Futsal). Os jogos serão no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS). Os outros participantes da Taça Brasil deste ano são: Jaraguá (SC), Minas (MG), Cascavel (PR), Vitória (BA), Assoeva (RS), Moita Bonita (SE) e Goiás (GO).

Os dez times estão divididos em dois grupos. Na primeira fase, as equipes jogam em turno único contra os rivais da mesma chave. Os dois primeiros de cada agrupamento avançam à semifinal. A final será no domingo, e o SporTV transmite ao vivo os três jogos da fase decisiva do torneio. No grupo A estão: Jaraguá, Minas, Cascavel, Vitória e Carlos Barbosa. Já o B tem: Corinthians, Assoeva, Moita Bonita, Goiás e Balsas.

O Corinthians chega para a temporada 2016 com um elenco reformulado em relação aos últimos anos. Após decisão da diretoria em reduzir a folha salarial do clube em 70%, deixaram o Parque São Jorge os renomados Neto, Simi, Elisandro,Valdin e Caio. Chegaram os veteranos Índio e Vander Carioca e foram promovidos os juniores Douglas, Leandro Lino, Marcel e Rocha. Apesar das muitas mudanças na equipe, o técnico corintiano Fernando Ferretti está otimista para 2016.

– A gente conseguiu montar um elenco competitivo, mesclando juventude com experiência, principalmente com as chegadas do Vander Carioca e do Índio, introduzindo o melhor do sub-20, que é fruto de um belo trabalho. Dessa forma, entendo que teremos um grande ano – afirmou o treinador.

Criada em 1968, a Taça Brasil de Clubes possui três divisões, reunindo todas as federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Por ser o atual campeão da Liga Paulista, o Corinthians é o representante do estado de São Paulo este ano. Em 2014, o Timão disputou a primeira divisão do torneio (equivalente à Série B) pelo fato de a federação paulista ter sido rebaixada em 2012, quando o Orlândia ficou nas últimas colocações da Taça Brasil daquele ano.

Dos dez participantes da edição 2016 da Divisão Especial, quatro já conquistaram o título da Taça Brasil – Jaraguá, Minas, Corinthians e Carlos Barbosa. A Laranja Mecânica tenta quebrar um jejum de sete anos, já que a última conquista da ACBF da Taça Brasil foi em 2009. Naquele ano, em Cascavel (PR), os gaúchos venceram o Tigre (PE) na final para garantir a conquista.

O Jaraguá lidera a corrida por títulos, com sete canecos. Em segundo lugar aparece o Sumov (CE), que já faturou o torneio seis vezes. Na disputa por federações, Santa Catarina está na frente, com 10 títulos, seguido por São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, todos com sete conquistas.

Tabela da Taça Brasil 2016

29/02/16 (segunda-feira)

14h – Assoeva x Moita Bonita

16h – Jaraguá x Minas

18h – Corinthians x Balsas

20h – Carlos Barbosa x Vitória

01/03/16 (terça-feira)

14h – Goiás x Balsas

16h – Cascavel x Jaraguá

18h – Venâncio Aires x Corinthians

20h – Carlos Barbosa x Minas

02/03/16 (quarta-feira)

14h – Vitória x Cascavel

16h – Goiás x Venâncio Aires

18h – Moita Bonita x Corinthians

20h – Carlos Barbosa x Jaraguá

03/03/16 (quinta-feira)

14h – Vitória x Jaraguá

16h – Balsas x Moita Bonita

18h – Minas x Cascavel

20h – Corinthians x Goiás

04/03/16 (sexta-feira)

14h – Moita Bonita x Goiás

16h – Minas x Vitória

18h – Venâncio Aires x Balsas

20h – Carlos Barbosa x Cascavel

05/03/16 (sábado)

Semifinal

9h – 1º colocado do E1 x 2º colocado do E2 (com SporTV)

11h – 1º colocado do E2 x 2º colocado do E1 (com SporTV)

06/03/16 (domingo)

Final

11h – Vencedor da semifinal 1 x vencedor da semifinal 2 (com SporTV)

Notícia: GloboEsporte.com
Imagem: Divulgação/ Corinthians