Depois de derrotar a República Tcheca por 5 a 2 nas oitavas de final, a Seleção Espanhola ficou entre as oito melhores do campeonato mundial. Do outro lado, Portugal conseguiu a passagem para esta jornada com mais dificuldade, já que precisou de uma prorrogação para bater a Sérvia (4-3).

FIFA

Jogadores da Espanha comemoram gol diante da Sérvia. Foto: FIFA

A Seleção Espanhola venceu todas as partidas disputadas até o momento nesta Copa do Mundo, após vencer Paraguai (4-0), Japão (4-2) e Angola (4-1) na fase de grupos, além da vitória por 5-2 sobre a República Tcheca. Portugal chega com saldo de três vitórias e um empate. Na primeira fase venceu a Tailândia (4-1), as Ilhas Salomão (7-0) e empatou com o Marrocos (3-3) e nas oitavas de final venceu a Sérvia por 4-3.

A Espanha encara a partida querendo vingança. O último confronto oficial foi na final europeia de 2018, em que a equipe portuguesa venceu por 3-2 na prorrogação, graças aos gols de Bruno Coelho e a técnica de Ricardinho. Apesar dessa derrota, os precedentes históricos sorriem para a Espanha, já que das 29 vezes que se enfrentaram, 22 resultaram em vitória espanhola, 2 com portugueses e 5 com empate.

Além disso, nas duas únicas ocasiões em que jogaram no Mundial, a Espanha venceu por 3-1, primeiro em 2000 e depois em 2004, ambos os jogos incluídos na fase de grupos. E nos precedentes mais próximos, a La Roja também sai favorecida, já que venceu Portugal por 1-2 e 0-1 em dois amistosos disputados em setembro de 2019.