LNFS

Espanha venceu Logroño no pavilhão de Lobete. Foto: LNFS

A seleção espanhola iniciou os preparativos para o Europeu na segunda-feira com uma vitória por 3 a 0 sobre a Ucrânia, em confronto em que criou chances de gol, mas só conseguiu acertar uma vez em cada período. Antonio Pérez estreou-se e Sergio Lozano regressou com uma dobradinha.
A Espanha voltou a jogar após a eliminação da Copa do Mundo e venceu um rival com quem nunca perdeu e que se esforçou mais no primeiro tempo, mas sem sorte.
Sergio Lozano, que voltava à seleção nacional após não disputar a Copa do Mundo por lesão, foi o protagonista do início da partida com um gol aos dez minutos de jogo que culminou com o bom começo da Espanha.
Na verdade, a seleção espanhola foi muito superior durante todo o primeiro tempo, teve mais posse de bola e chutou com muito mais perigo do que o rival, mas bateu em um grande goleiro, Kyrylo Tsypun, que arruinou meia dúzia de boas oportunidades para os espanhóis , o primeiro quase no primeiro minuto, num remate de Mellado.
Nessa fase inicial vieram as melhores ações dos ucranianos, com dois remates de Korsun e Bilotserkivets que motivaram as melhores intervenções de Jesús Herrero.
Mas o ataque ucraniano quase acabou naquele momento, em que a Espanha colocou melhor as suas peças e passou a “esfregar” a bola a cada jogada para forçar desequilíbrios na defesa rival.
Assim, teve outras duas ocasiões, aos pés de Antonio Pérez, que culminaram com defesas do guarda-redes ucraniano pouco antes de Lozano mostrar a sua veterinária e aproveitar a cobertura do Catela para abrir o marcador.
Com vantagem no placar, a Espanha ficou ainda mais confortável e criou mais chances, mas bateu no goleiro ucraniano; Esteban Cejudo -por duas vezes-, Cecilio, Borja e Antonio Pérez comprovaram em bons chutes a qualidade do gol de Tsypun antes do intervalo.
Mas assim que voltou do intervalo, o goleiro ucraniano nada pôde fazer em uma ação em que Cecílio combinou com Adolfo dentro da área para fazer o 2×0.
Depois desse segundo gol, a Espanha tentou dominar ainda mais e pressionou mais alto, contra um rival que não conseguia sair de seu campo com a bola sob controle.
Apesar dessa tática e de ter muito mais bola que o rival, os jogadores de Fede Vidal deixaram de ser tão incisivos quanto no primeiro tempo e não chegaram ao gol rival tanto.
A equipe conseguiu ampliar o placar, principalmente aos 31 minutos, em uma ação em que Cecílio não conseguiu empurrar a bola para as costas do gol ucraniano.
Com tudo decidido, Sergio Lozano voltou a marcar, com uma dupla penalidade, que ‘apontou’ para uma ambiciosa Ucrânia, que optou por jogar muitos minutos sem guarda-redes, mas não teve meios para perturbar uma Espanha que impunha a sua hierarquia.
Na terça-feira estas mesmas duas equipas jogam o segundo ato desta fase de preparação para o Campeonato da Europa, também em La Rioja, em Albelda de Iregua.
FICHA TÉCNICA
Espanha: Jesús Herrero, Carlos Ortiz, Raúl Gómez, Sergio Lozano, Angel Cano Mellado – cinco partidas- Borja Díaz, Esteban Cejudo, Javier Solano, Raya, Adolfo Fernández, Cecilio Morales, Catela, Antonio Pérez e Didac Plana.
Ucrânia: Kyrlo Tsypun, Yaroslav Lebid, Ievgen Siryi, Danyl Abakshyn, Serhii Zhurba -início cinco- Vitaliy Radevych, Serhii Malyshko, Mykola Mykytiuk, Fareniuk Artem, Ihor Korsun, Mykola Bilotserkivets e Oleksandr Pedias.
Metas: 1-0. M.10: Sergio Lozano. 2-0. M.21: Adolfo Fernández. 3-0. M.38: Sergio Lozano, com dupla penalidade.
Árbitros: David Urdanoz e Aitor Felipe. Eles mostraram o papelão amarelo para Sergio Lozano y Raya, da Espanha; e Fareniuk Artem da Ucrânia